WhatsApp: status online e digitando podem ser escondidos

Para a privacidade, a rede social possui configurações para definir quem pode ver a foto do perfil, adicionar aos grupos e ver o recado do perfil, visto por último e confirmação de leitura

por Jameson Ramos ter, 17/08/2021 - 17:58
Pixabay Aplicativo sendo baixado em celular Pixabay

O WhatsApp ainda não proporciona que seus usuários consigam ocultar quando estão online e digitando no aplicativo. Para a privacidade, a rede social possui configurações para definir quem pode ver a foto do perfil, adicionar aos grupos e ver o recado do perfil, visto por último e confirmação de leitura.

As opções para que os usuários consigam ler as mensagens sem abrir o WhatsApp e ficar 'online' é a leitura pelas notificações do próprio smartphone - que nem sempre mostram toda a conversa, apenas trechos do que foi enviado. 

Há também a possibilidade, que pode parecer meio óbvio, mas muitas pessoas podem não se ligar: abrir o aplicativo sem estar conectado à internet, fazendo isso no "modo avião" do celular. Deste modo, a rede Wi-fi e a conexão da rede móvel serão desligadas.

Já que para acessar o WhatsApp não precisa estar, necessariamente, conectado à internet, o usuário poderá ler suas mensagens estando offline e escrever as mensagens, sem aparecer para o seu contato o 'digitando'.

No entanto, é bom frisar que para que as mensagens sejam encaminhadas, depois será necessário que o usuário se conecte e desligue o "modo avião". 

Extensões para navegadores

As formas demonstradas acima mostram as maneiras mais práticas e menos arriscadas de esconder o 'online' e 'digitando'. No entanto, existem alguns aplicativos  extensões para navegadores que prometem "melhorar" o WhatsApp, até possibilitando ficar offline. 

No entanto, estes aplicativos podem ser perigosos para a privacidade de quem utiliza, já que precisam interferir na conexão com o WhatsApp para oferecer os recursos. Um ataque hacker aos serviços de extensão podem colocar a segurança das suas conversas e segurança em risco. Hoje em dia, quase tudo é possível fazer através do WhatsApp e a permissão de acessos desses aplicativos pode não ser uma boa.

COMENTÁRIOS dos leitores