Alexa ganha dicas contra fraudes e golpes do banco Itaú

Com o uso da inteligência artificial, a ideia é difundir informações capazes de proteger as pessoas dos chamados “crimes de engenharia social”

por Camily Maciel qua, 28/12/2022 - 16:30
Flickr/Keilana Fachada de agência do Banco Itaú na Avenida Paulista, São Paulo Flickr/Keilana

O banco Itaú celebrou uma parceria com a empresa Amazon cujo objetivo é divulgar, através da assistente virtual Alexa, alguns conteúdos de segurança e dicas de prevenção contra golpes e fraudes bancárias. Com o uso da inteligência artificial, a ideia é difundir informações capazes de proteger as pessoas dos chamados “crimes de engenharia social”. 

De acordo com a superintendente de Comunicação Corporativa do Itaú Unibanco, Pâmela Vaiano, a engenharia social se refere à manipulação psicológica das vítimas, e responde hoje por 70% dos casos de golpes e fraudes. “O nosso compromisso é estar ao lado das pessoas, convidando-as para que se tornem aliadas no combate a essas práticas”, explicou em um comunicado. Dessa forma, um novo comando estará disponível nas Skills da assistente, tanto para clientes como não clientes da instituição financeira. Basta dizer: “Alexa, dicas contra golpes e fraudes”.  

O conteúdo do banco Itaú abrangerá sete respostas programadas sobre os principais golpes aplicados por criminosos, como o do Pix, falsa central de atendimento e falso motoboy. Confira a seguir, como fazer para habilitar a Skill no celular através do aplicativo da Alexa: 

Entre no app Alexa em seu smartphone; 

Vá até a opção “Mais”; 

Acesse a opção “skills e jogos”; 

Na lupa do topo da página, pesquise “Dicas de segurança Itaú”; 

Entre na opção e clique no botão Iniciar; 

Finalmente, selecione quais dispositivos poderão ser ativados, e acione o comando “Alexa, dicas contra golpes e fraudes”.  

COMENTÁRIOS dos leitores