WhatsApp: confira as novas atualizações e saiba como usar

O aplicativo atualizou no Brasil após o período eleitoral

sex, 27/01/2023 - 16:40
Reprodução Ícone para criar comunidades no WhatsApp Reprodução

O aplicativo de mensagens WhatsApp atualizou para o Brasil as novas funcionalidades que já eram conhecidas em parte do mundo. A plataforma adiou o início do lançamento para  a quinta-feira (26), por conta do disparo de mensagens no período eleitoral. 

A partir de agora, a rede social conta com o recurso “comunidades”, que reúnem todos os grupos com interesse em comum ou simplesmente sejam escolhidos pelo usuário, numa espécie de grupo maior que agrega os outros grupos menores. 

Essa modalidade funciona da seguinte forma: se um estudante tem vários grupos de acordo com as matérias da escola, como “grupo de estudos”, “grupo de português”, “grupo de história”, “grupo de matemática”, ele poderá agrupar todos os grupos em uma única comunidade. 

Todas elas têm um canal sinalizado por um megafone que permite que o administrador mande avisos para todas as pessoas de uma única vez, o que facilita o disparo de mensagens. 

O administrator de uma comunidade tem as mesmas funcionalidades que um administrador de grupo, mas adaptado para as comunidades, como, por exemplo, a criação de novos grupos dentro da comunidade; inserir grupos que ele não faz parte (isso não permite o acesso ao grupo); inserir e remover membros e grupos; apagar mensagens ou arquivos de mídia considerados abusivos. 

Agora, os usuários do WhatsApp também poderão decidir quem pode adicioná-los em uma comunidade, denunciar abusos, bloquear contatos e sair da comunidade. A pessoa que não restringir quem pode adicioná-las a grupos nas configurações de privacidade, serão adicionadas automaticamente ao grupo de avisos ao entrar na comunidade. 

O número total de pessoas da comunidade e poder silenciar as notificações do grupo de avisos também poderão ser feitas pelos usuários.

Como criar uma comunidade

Para que você possa criar uma comunidade no WhatsApp, basta tocar no ícone do megafone, digitar um nome, fazer a descrição e começar a adicionar grupos. Ao todo, é possível incluir até 50 grupos em uma única comunidade, que suporta até cinco mil membros. 

Envio de mensagens para você

Com a nova atualização, você pode deixar de lado o grupo “eu”, criado para salvar lembretes e anotações para você, e pode criar uma nova conversa apenas com você para substituir o grupo. Para começar, toque em Nova conversa > Mensagem para mim. A atualização chegou apenas para os usuários iOS, pois os Androids já haviam recebido em novembro. 

Pesquisa por data

A pesquisa por data também faz parte das novidades do WhatsApp. Basta abrir os dados de um contato ou grupo, toque em “pesquisar”, selecione o ícone de calendário e escolha uma data. 

Status

O ícone da câmera para publicar status agora aparece no canto superior direito da tela. É só clicar, registrar e publicar. 

COMENTÁRIOS dos leitores