Fusão da Next e Apple completa 26 anos

Esta terça-feira (7) marca os 26 anos da fusão das duas companhias fundadas por Steve Jobs

por Matheus de Maio ter, 07/02/2023 - 22:08
Foto/Reprodução: NeXT Showcase - 1996 Foto/Reprodução: NeXT Showcase - 1996

NeXT, também conhecida como Next Computer, foi uma empresa criada por Steve Jobs em 1985, após a sua saída da Apple Inc.

Para completar seus computadores, a NeXT desenvolveu seu próprio sistema operacional, o NeXTStep, que teve seu lançamento em 1988 com a versão 0.8. Este sistema era baseado no Mach 2.5 e no BSD 4.3. Em 1989 foi lançada a versão 1.0.

Os computadores não foram um grande sucesso de mercado e saíram de linha. Mas o sistema operacional não. Conhecido como "Mach", o sistema possuía uma interface gráfica denominada "NexTStep", famosa por sua facilidade de uso e beleza.

Em 1993, a NeXT Computer e a Sun chegaram a um acordo para portar o NeXTStep para outras plataformas, mais especificamente os UNIces. Com isso nasceu a API OpenStep, que seriam especificações comuns para um ambiente gráfico na forma de bibliotecas de desenvolvimento. A partir daí surgiram interfaces gráficas para plataformas Sun e NT.

Em 1996 a Apple Inc., que estava desenvolvendo um novo sistema operacional, comprou de Steve Jobs a NeXT Computer para poder utilizar o NeXTStep como base para o seu novo sistema operacional, o Mac OS X. Com esta operação, Jobs retornou para a Apple, tornando-se novamente o seu CEO.

A partir do NeXTStep nasceram muitas aplicações modernas, como o Mathematica e o FreeHand. Também foi em um Next que Tim Berners-Lee criou a World Wide Web e o primeiro browser.

COMENTÁRIOS dos leitores