Vivo anuncia parceria com Microsoft para uso de IA

A empresa busca desenvolver novas formas de uso de inteligência artificial para seus produtos e serviços

por Rachel Andrade qui, 13/04/2023 - 17:17
Pixabay Os novos recursos ajudarão no serviço de call center Pixabay

A Vivo anunciou nesta quinta-feira (13) uma parceria com a Microsoft para uso do serviço Microsoft Azure OpenAI. O objetivo é utilizar a inteligência artificial (IA) em diversas áreas da operadora. Um dos pontos a serem desenvolvidos é a criação de um laboratório interno para promover o tema IA na operadora por meio de diferentes iniciativas.

Para Ricardo Hobbs, vice-presidente de Estratégia e Novos Negócios da Vivo, a novidade marca mais um passo da empresa para as novas tecnologias. “O trabalho com a Microsoft é uma evolução do que começamos a construir em 2018, quando lançamos a Aura, nossa plataforma de inteligência artificial. Agora damos mais um passo nessa jornada, anunciando a utilização dessa nova IA, associada a um diferencial estratégico que é o nosso Big Data, e que traz um universo de novas oportunidades na interação com os clientes e ganhos de eficiência nos processos internos”, declarou.

Segundo nota da assessoria de comunicação, a empresa planeja usar essa tecnologia em diferentes áreas, como atendimento ao cliente, desenvolvimento de novos negócios e processos internos.

Um dos primeiros casos de uso em desenvolvimento será a utilização do serviço de OpenAI para criar uma tecnologia de call center que ajude os atendentes a entender melhor e mais rapidamente as dúvidas ou perguntas dos clientes. 

A Vivo também visa fomentar a criação de conhecimento interno sobre a nova geração de IA, acelerando a adoção e a capacitação de sua equipe. Foram estabelecidos três pilares de atuação: AI Lab, com o objetivo de acelerar a implementação de casos de uso; AI Business School, para treinar e qualificar os principais executivos da empresa em temas relacionados à inteligência artificial; e AI Factory, para garantir a implementação de casos de uso em toda a empresa por meio de parceiros de desenvolvimento de software. Uma equipe de 50 pessoas deve ter um papel direto nesta nova iniciativa da empresa, impactando todos os funcionários e clientes. 

Com informações da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores