Orgulho: ONG lança chatbot para falar sobre pautas LGBT

Batizada de Sofia, a inteligência artificial vai conversar com os seguidores sobre saúde, redução de danos, entre outros assuntos

por Rachel Andrade qui, 01/06/2023 - 19:13
Boris Štromar/Pixabay O Dia do Orgulho é comemorado em diversos países no mês de junho Boris Štromar/Pixabay

Como forma de marcar o início das celebrações do mês do Orgulho, a organização não-governamental (ONG) ARCO lançou, nesta quinta-feira (1º), um novo chat no seu perfil oficial do instagram. Batizada de Sofia, a inteligência artificial (IA) vai falar diretamente com os seguidores abordando temas voltados para a comunidade lésbica, gay, bissexual, transsexual, queer, intersexo, assexual, pansexual e mais (LGBTQIAP+).

A instituição tem como objetivo organizar, facilitar e democratizar o acesso à informação, e leva aos usuários dados sobre saúde, segurança e direitos para o público. Segundo o presidente da ONG ARCO, Carlos Santos, a ideia é tornar as informações mais acessíveis. “Esperamos que SOFIA possa ajudar milhares de pessoas LGBTQIAP+ ao redor do Brasil a acessarem seus direitos e terem mais segurança e saúde. Imagina uma ferramenta tão poderosa dentro de uma rede social, fácil, acessível? É isso que queremos fazer, democratizar o acesso à informação, para promover e garantir os direitos LGBTQIAP+ em Pernambuco e em todo país. Sofia é antes de mais nada, uma nova alternativa de acesso à direitos e de combate ao preconceito e a discriminação”, afirma Santos.

O nome do chat, mesmo que comum, é sigla para Sistema de Organização e Facilitação de Informações Automatizado. Os seguidores da página podem entrar em contato com a IA enviando uma mensagem direta no perfil da ONG dizendo “Olá, Sofia”. O menu disponível para conversar contém os seguintes temas:

SALA DE AULA: Nesta sessão a Ong Arco disponibiliza informações sobre o que é Identidade de Gênero, Orientação Sexual e Diversidade, além de disponibilizar dados sobre a violência enfrentada pela população LGBTQIAP+

KIT GAY: Aqui é possível acessar ferramentas jurídicas e de segurança como por exemplo leis e decretos, endereços de delegacias e centros de direitos humanos.

CURA GAY: Na sessão direcionada à saúde, os usuários poderão acessar informações gerais e de prevenção à ISTs, endereços com locais de testagem, endereços de ambulatórios LGBTQIAP+, além de contar com um botão do pânico para crises de saúde mental, que levam o usuário direito ao site do CVV - Centro de Valorização da Vida.

REDUÇÃO DE DANOS: Aqui é possível acessar informações sobre substâncias psicoativas, seus efeitos e orientações de como reduzir os danos e riscos associados ao uso de forma a promover ao usuário informações valiosas que podem salvar vidas.

COMENTÁRIOS dos leitores