Guarulhos lança jogo para celebrar aniversário da cidade

Objetivo do game é educar crianças sobre a história do município

por Maria Eduarda Veloso sex, 01/12/2023 - 15:22
Divulgação/ Prefeitura Municipal de Guarulhos Divulgação/ Prefeitura Municipal de Guarulhos

Na próxima sexta-feira (8), acontece a estreia do jogo “O Arqueólogo na Cidade de Guarulhos” no site: http://www.guarulhos.sp.gov.br/arqgru. Criado pelo designer, cartunista e escritor Marcos Cárfora, o game comemora o aniversário de 463 anos do município. 

Voltado para crianças, o jogo é dividido em módulos que ensinam os símbolos municipais, como a bandeira e o hino de Guarulhos; além dos bairros da cidade, pontos turísticos e momentos históricos. Em breve, também haverá atualizações para ampliar a interatividade, diversão e instrução.

Foi feito um trabalho de pesquisa, com visitas ao Acervo Histórico Municipal, além de bibliotecas e consultas em sites confiáveis. Eu também pude contar com o apoio de amigos da Prefeitura e do historiador Elton Soares de Oliveira, que é um grande especialista em nossa cidade. Espero que esse jogo possa trazer muito conhecimento às pessoas por meio da diversão e da interação com o meu personagem, o arqueólogo”, explica Cárfora.

O diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação, Marcos Aurélio Fernandes Garcia, destaca os aspectos positivos do projeto: “Além de termos construído uma parceria que não gerou qualquer custo para os cofres públicos, obtivemos um produto que concentra muito conhecimento sobre nossa cidade em um formato lúdico, divertido e acessível a todos os cidadãos”, comenta.

COMENTÁRIOS dos leitores