Tudo sobre as provas de matemática
Saiba de todos os assuntos dos vestibulares das principais universidades públicas de Pernambuco
O Portal LeiaJá inicia neste domingo (20) uma série de reportagens sobre as matérias que fazem parte dos vestibulares das principais universidade públicas pernambucanas. Os textos abordarão os assuntos que aparecem nas provas, com foco na avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e nas provas específicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e na seleção da Universidade de Pernambuco (UPE). Não deixe de acompanhar as reportagens e se prepare ainda mais para os vestibulares. Para começar, a “temida” matemática inicia a série. Tenha uma boa leitura e saiba mais sobre as provas!
Para muitos estudantes, é a pior matéria da vida escolar. Outros, quando tentam aprendê-la, logo desistem e não querem mais saber dela. Ainda há poucos que gostam e vivem exercitando os conteúdos. É a matemática. O certo é que é uma matéria de suma importância para a prova do Enem e principalmente para os “feras” que têm ela como específica, ou que vão fazer a prova da UPE. Com dedicação e muito estudo, os assuntos matemáticos podem ser compreendidos, entretanto, nos vestibulares das principais universidades públicas de Pernambuco, as provas são diferentes.
Kleber Filho é professor de matemática há 13 anos e grande parte da sua experiência é com cursos de pré-vestibular. De acordo com ele, a prova do Enem, que representa a primeira fase da UFPE, e a única forma de entrada ma Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), possui questões mais simples. “É uma prova que procura trabalhar mais com textos e situações do cotidiano. Ela junta conhecimentos básicos de matemática com o dia a dia das pessoas”, explica.
Além da simplicidade, o professor afirma que os quesitos são mais fáceis. “Vários alunos vão fazer os quesitos imediatamente. Vocês não devem se preocupar com conhecimentos muito específicos de”. Segundo o professor, os principais assuntos que caem no Enem são matemática financeira, básica, lógica, funções, porcentagem, geometria básica espacial e análise de gráficos.
UPE e as semelhanças com o Enem
A UPE tem procurado atuar com questões semelhantes as do Enem, mas, existe uma diferença. “É um estilo parecido, mas, em forma de conteúdo. A grande diferença é que a prova da UPE possui questões técnicas, sem muita ligação com os fatos do dia a dia. O candidato usa de fato os conhecimentos matemáticos”, completa Filho, se referindo as fórmulas tradicionais dos assuntos básicos de matemática.
Mais dificuldades na específica da UFPE - Diferentemente das avaliações anteriores, na prova específica da Universidade Federal de Pernambuco, as questões são mais difíceis e complexas.”São explorados conteúdos mais longos. A prova aborda todos os conteúdos ensinados no ensino médio, com destaque para assuntos como hipérbole, elipse, estudos dos polinômios e das matrizes, números complexos, equações algébricas, elipse e parábola”, frisa o professor.
Expectativa - As alunas Camila Viana e Jolle Feijó estão se preparando para a prova do Enem. Elas querem fazer medicina na UFPE e na UPE, e já estão cientes das características das provas. “O Enem é uma prova simples. A UPE é muito mais difícil. Eu gosto de matemática, porém, preciso estudar mais”, comenta Camila. Jolle diz estar mais preparada para o Enem. “Sei que eu terei melhor resultado na prova do exame. As questões são mais simples e fáceis, mas, só se os candidatos estudarem”, diz a aluna.