Presos farão provas do Enem em dezembro deste ano

No ano passado, 14 mil presidiários participaram do exame

por Nathan Santos seg, 01/10/2012 - 14:24
Chico Peixoto/LeiaJáImagens Interessados em participar do exame deverão pedir ao responsável pedagógico da sua unidade prisional ou socioeducativa que promova a inscrição Chico Peixoto/LeiaJáImagens

O site Universia divulgou nesta segunda-feira (1º) que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) confirmou, para os dias 4 e 5 de dezembro deste ano, a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em unidades prisionais e socioeducativas. Segundo o endereço virtual, adulto e jovens privados de liberdade poderão fazer as provas das unidades indicadas pelos respectivos órgãos de administração profissional e socioeducativa dos estados brasileiros.



Os interessados em participar do exame deverão pedir ao responsável pedagógico da sua unidade prisional ou socioeducativa que promova a inscrição. O procedimento poderá ser feito no horário das 10h do dia 15 deste mês até as 23h59 de 5 de novembro, por meio da internet. No momento da inscrição, o responsável pedagógico terá que informar o número da unidade prisional ou sicioeducativa, além do CPF de cada candidato. O responsável também deverá solicitar a certificação ou a participação do inscrito no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bem como o atendimento especial nos dias das provas, caso haja necessidade.



Os participantes realizarão, no dia 4 de dezembro, as provas de Ciências Humanas e seus Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. A duração será de 4 horas e 30 minutos. No dia 5 do mesmo mês, serão realizados os testes de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; e a Redação, somando 5 horas e 30 minutos. Os candidatos deverão considerar o horário de Brasília para a realização das provas.



2011



Mais de 14 mil detentos se inscreveram em 2011 no Enem e 527 unidades prisionais receberam a aplicação das provas em todo o Brasil. O exame de pessoas sem liberdade é feito em dias úteis, com o objetivo de evitar a grande movimentação que há nos presídios nos finais de semana, por causa das visitas.

COMENTÁRIOS dos leitores