Pequenos negócios geraram mais empregos

É o que comprova estudo promovido pelo Sebrae. Foram geradas mais de 80 mil vagas

por Nathan Santos qua, 03/07/2013 - 17:49
Divulgação Crescimento de geração de empregos é de 28% Divulgação

Nesta quarta-feira (3), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) divulgou que as micro e pequenas empresas foram as responsáveis pela totalidade de contratações do mês de maio deste ano. Os pequenos negócios geraram 80.277 vagas de emprego, enquanto as médias e grandes diminuíram seu efetivo em pouco mais de 11 mil pessoas. De acordo com a instituição, o crescimento de geração de empregos é de 28%, se comparado ao mesmo período do ano passado.



A região Sudeste foi a que teve mais vagas criadas, com 48.863 novas ofertas. O Nordeste brasileiro apareceu na segunda posição, com aproximadamente 13 mil novas contratações. Para o presidente do Sebrae, Luiz Barreto, a chegada da Copa das Confederações pode ter impulsionado as contratações nessas regiões.



Ainda segundo o Sebrae, os novos postos de trabalho foram criados por pequenos negócios oriundos de diferentes segmentos da economia. O setor de serviços foi o principal responsável pela geração de empregos, com quase 35 mil vagas. O número representou 43% do total de vagas criadas por esses empreendimentos. Juntas, as  atividades de comercialização e administração de imóveis, de transportes e comunicações e de alojamento e alimentação criaram 27,5 mil novos cargos.



A instituição também mostrou que o setor de agropecuária foi o segundo responsável pelas contratações do período. O segmento gerou quase 21 mil novos empregos. Já a construção apareceu na terceira posição, com 13.491 vagas geradas. O levantamento do Sebrae é realizado mensalmente, levando em consideração a base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.







Com informações da Agência Sebrae de Notícias







COMENTÁRIOS dos leitores