Henrique Paim, o novo ministro da educação
Formado em economia, ele é natural de Porto Alegre
Nesta segunda-feira (3) a presidenta da República, Dilma Rousseff, empossou quatro novos ministros, em Brasília. Um deles, Henrique Paim, assume o Ministério da Educação (MEC), substituindo Aloizio Mercadante, que conduzirá a Casa Civil.
O novo ministro da educação é natural de Porto Alegre. Henrique Paim, 47, é formado em economia e desde 2006 ocupava o cargo de secretário executivo do Ministério da Educação (MEC). Segundo o órgão, ele ainda exerceu as funções de presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), de 2004 a 2006; subsecretário especial do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República, em 2003; secretário estadual de coordenação e planejamento do Rio Grande do Sul.
Ainda de acordo com o MEC, entre outras funções, Paim foi secretário municipal de captação e cooperação internacional de Porto Alegre, no período de 1995 a 2000, bem como foi analista de projetos do Banco de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul (Badesul), de 1988 a 1994. O novo ministro ainda é professor do Centro Universitário La Salle (Unilasalle), na área de economia.