No Recife, protesto contra fechamento de escolas em SP

Manifestantes se concentraram em frente à UFPE para mostrar insatisfação quanto ao fechamento de escolas

por Rodrigo Malveira qui, 19/11/2015 - 12:54
Divulgação/PRF Protesto fechou a BR-101 na manhã desta quarta-feira Divulgação/PRF

Integrantes de movimentos populares realizaram na manhã desta quinta-feira (19) um ato de protesto em frente à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Presentes no campus da Universidade para o evento ‘Acampamento Popular da Juventude do Campo e da Cidade’, os manifestantes interditaram a BR-101 em ação contra o fechamento das escolas que vem acontecendo em São Paulo.

A reportagem do Portal LeiaJá entrou em contato com uma das integrantes do protesto, que se identificou apenas como Laila. Ela comenta que o ato faz parte de uma série de protestos que o movimento promove em todo o Brasil contra a decisão do governador paulista Geraldo Alckmin pelo fechamento das escolas estaduais. “Somos um grupo de jovens que está se mobilizando em todo o país contra o fechamento das escolas públicas de São Paulo. Nós queremos mostrar nossa insatisfação e discutir sobre a crise no país e os cortes que estão sendo feitos na educação”, comentou.

A jovem afirma que o protesto realizado em Pernambuco foi tranquilo e não teve nenhuma retaliação policial. Também informa que novas ações serão programadas para os próximos dias. “A tendência é que nossas reivindicações aumentem como maneira de evitar que ocorram esses cortes na educação e o fechamento das escolas”, diz.

Pernambuco

Sobre a denúncia da deputada Teresa Leitão, de fechamento das escolas estaduais em Pernambuco, o grupo de manifestantes também se mostrou ciente do caso e afirma que os protestos também têm como objetivo evitar este ato. “Em Pernambuco sabemos dessa possibilidade, acreditamos que os alunos não podem pagar por uma crise que não fomos nós que críamos”, criticou Laila.

Deputada denuncia risco de fechamento de escolas estaduais

A manifestante utiliza como exemplo problemas que vem ocorrendo na própria UFPE, para criticar o descaso com a educação. “Na universidade sabemos de casos de alunos que não têm recebido bolsas esportivas, alguns entraram em 2015.1 na UFPE e só vieram receber o auxílio financeiro agora em novembro. Quem entrou em 2015.2 não tem nem previsão ainda”, criticou.

COMENTÁRIOS dos leitores