Unama incentiva intercâmbios internacionais

Assessoria de Relações Internacionais articula convênios com instituições de ensino estrangeiras para alunos e docentes; os interessados em participar dos programas podem entrar em contato pelo e-mail internacional@unama.br

sex, 22/01/2016 - 16:45
Divulgação Professor Mário Tito, da Unama Divulgação

Construir convênios com instituições estrangeiras para a realização de intercâmbios acadêmicos e de docentes é o objetivo da Assessoria de Relações Internacionais da Universidade da Amazônia (Unama). A assessoria funciona na reitoria do campus Alcindo Cacela, operacionalizando as diretrizes do Grupo Ser Educacional. O atendimento é realizado no horário de funcionamento da instituição. Os alunos interessados podem entrar em contato pelo e-mail internacional@unama.br ou marcar uma reunião com o assessor, também por este e-mail.

De acordo com o responsável pela assessoria, professor Mário Tito Almeida, o objetivo de promover o intercâmbio é contribuir para o enriquecimento acadêmico e profissional. “A assessoria tem grande importância para a sociedade, dado que é a catalizadora do intercâmbio de conhecimento e de experiências. Através de reuniões com outros assessores os convênios são firmados abrindo novas possibilidades de facilidades para os alunos que desejam ir para o exterior e de pesquisadores estrangeiros que se interessam em vir para o Brasil, especificamente para a Amazônia”, afirmou.

Os profissionais que trabalham na assessoria estão em constante contato com as instituições estrangeiras e divulgam as oportunidades para os alunos. Além de tirar dúvidas sobre o processo de intercâmbio. Também é a assessoria que acompanha os alunos estrangeiros na instituição.  

O professor explica ainda que há duas formas de ingressar em um intercâmbio: com uma bolsa de estudos, que depende de editais específicos, ou através da abertura de inscrições da universidade desejada e contatos individualizados. Segundo Mário Tito, a instituição promove palestras que explicam como funcionam os processos de intercâmbio, apresentam quais são as oportunidades existentes e ainda orientam os interessados sobre o que as instituições estrangeiras esperam dos estudantes. Está prevista para junho deste ano uma Feira de Intercâmbio que apresentará novidades sobre os processos de mobilidade acadêmica. 

Por Alessandra Fonseca.

 

COMENTÁRIOS dos leitores