Clínica de Terapia Ocupacional apresenta novos projetos

Atendimento de extensão da Universidade da Amazônia (Unama) dirige foco para o desenvolvimento de atividades cotidianas do paciente

por Gabriel Marques qui, 16/02/2017 - 15:37

O curso de Terapia Ocupacional da Universidade da Amazônia (Unama) está desenvolvendo dois novos projetos na Clínica de Terapia Ocupacional. Com datas de início marcadas para o mês de março, os projetos "Potencializar" e "Crescer" possuem foco na análise de desenvolvimento de atividades cotidianas do paciente.

O projeto "Potencializar" abriga a atenção do desempenho ocupacional do Adulto-Idoso. Ou seja, pacientes que possuem qualquer tipo de dificuldade na realização de atividades diárias, consideradas simples, como, por exemplo, a dificuldade de escovar os dentes ou calçar um sapato. Lívia Pontes, uma das desenvolvedoras do projeto, explica que essas dificuldades podem possuir várias causas. “Se algum indivíduo ou comunidade está tendo dificuldades de fazer hábitos cotidianos como o simples fato de escovar os dentes, faremos um acompanhamento. Essas dificuldades podem vir de problemas físicos, sociais, emocionais”, explica.

O projeto de extensão denominado "Crescer" busca a vigilância e a estimulação do desenvolvimento infantil. Terá como foco não só o atendimento às crianças, mas também uma oportunidade para que os alunos do curso de Terapia Ocupacional possam aliar prática e pesquisa, como explica a professora e desenvolvedora dos projetos, Suzana Lelis. “Esse projeto vai se estender para a comunidade num vislumbre da gente entrelaçar um projeto que passe pela pesquisa e pelo ensino. Então os alunos de terapia irão poder vislumbrar um pouco da prática e como se dá essa área que pertence ao profissional de Terapia Ocupacional”, conta.

Outro projeto desenvolvido pela clínica e que já está funcionado é o "Vivências", que funciona de segunda a quinta em dias consecutivos. Possui um caráter amplo, atende todo o tipo de doença que acarrete impactos no cotidiano do paciente.

O projeto "Potencializar" funcionará às terças, quintas e sextas, das 14 às 18 horas. As inscrições para o atendimento já estão abertas e podem ser realizadas na secretaria da Clínica de Terapia Ocupacional. As atividades do projeto devem começar em março, após um período de seleção de alunos que queiram participar. Já o projeto "Crescer" vai atender os pacientes nas segundas, quartas e sextas, das 14 às 18 horas. Informações: 991119155/ 993859719 ou no facebook. A clínica funciona no campus Alcindo Cacela da Unama. Abaixo, assista a entrevistas sobre os projetos.

Embed:

 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores