Os cinco erros mais comuns de um currículo

Especialista elencou os erros. Um currículo mal feito pode ser motivo de eliminação de um processo seletivo

dom, 09/07/2017 - 10:27
Pixabay Documento deve ter informações relevantes sobre o candidato Pixabay

Na hora de procurar uma vaga de emprego, cada detalhe faz a diferença: a roupa adequada, a postura corporal, a capacidade de comunicação. Mas, todos esses atributos precisam estar alinhados a um currículo bem elaborado que consiga traduzir as habilidades e competências do candidato. Ao elaborar o seu portfólio profissional, muitas pessoas ainda cometem erros básicos.

“Um currículo feito com desleixo, com erros de português ou com informações demais - ou de menos - pode eliminar de cara um candidato da disputa por uma vaga”, diz a gestora de Recursos Humanos e docente da Faculdade UNINASSAU Aracaju, Mary Vilar. Ela aponta os cinco principais erros encontrados nos currículos.

Informações desatualizadas

O currículo é basicamente um resumo das informações profissionais e dados pessoais do candidato. Se informações como o telefone ou e-mail estiverem desatualizadas, o candidato tem grandes chances de perder uma oportunidade, pois o recrutador ou a empresa terá dificuldade de entrar em contato.

Excesso ou falta de informações

O currículo precisa ser objetivo, um apanhado das principais qualificações e experiências profissionais, porém deve haver o cuidado para não pecar pelo excesso dessas informações. Ao mesmo tempo, o candidato precisa ter atenção às competências e habilidades exigidas para vaga que se submeteu e adicionar conhecimentos e experiências adquiridas e não registradas na carteira de trabalho, mas que tenham semelhança com as habilidades requeridas para aquela oportunidade.

Erros de português

O seu portfólio profissional deve ser redigido com atenção para que não existam erros de ortografia, digitação ou de gramática. É indicado fazer uma revisão desses detalhes antes de participar de uma seleção. Erros dessa natureza deixam uma péssima impressão e podem ser motivo de eliminação do candidato.

Poluição visual

A opção mais indicada é utilizar uma folha em branco para apresentar o currículo. Figuras, cores em excesso, fontes em tamanho maior que 12, são alguns dos erros mais comuns. No papel ou online, use fontes mais clássicas, como Arial ou Times New Roman.

Mentiras

Só coloque no currículo informações que você realmente tenha comprovação. Só inclua aquilo que realmente fez. No caso de um curso que não tenha completado, mencione o fato ou simplesmente elimine-o do currículo. O candidato nunca deve afirmar que possui fluência em uma língua, sem realmente ter. Esse é um erro comum e que pode excluí-lo automaticamente de um processo seletivo. Atualmente, muitas empresas já fazem a entrevista na língua estrangeira exigida.  

COMENTÁRIOS dos leitores