Debate entre chapas ao D.A. termina em violência na Unicap

A confusão ocorreu na noite da última terça-feira (7) quando um desentendimento entre integrantes do curso de Direito chegou às vias de fato

por Lara Tôrres qua, 08/11/2017 - 10:47

Na noite desta terça-feira (7), os ânimos se acirraram durante um debate realizado na Universidade Católica de Pernambuco entre os integrantes da chapa ‘Sem Medo de Mudar’ e a ‘Renovação’. Houve discussão e briga envolvendo diversos estudantes dos dois grupos, que protagonizaram cenas de agressão no meio do bloco G.

Embed:

Grupos externos à universidade

Estudantes da chapa “Sem Medo de Mudar” fizeram um vídeo afirmando que a confusão foi iniciada por pessoas que não são da universidade e teriam sido trazidas por membros da chapa “Renovação” e que causaram confusão também fora da Universidade Católica de Pernambuco. 

Um estudante que estava assistindo ao debate e não quis se identificar contou ao LeiaJá que “desde o começo do debate pessoas da chapa renovação, que trouxe gente do Movimento Brasil Livre e do UFPE Livre, provocaram integrantes da chapa Sem Medo de Mudar” e que “quando eles não conseguiram mais argumentar politicamente, perdendo o debate, começaram a provocar, botando câmera no rosto das pessoas e começou a confusão”. 

O mesmo aluno também afirmou que as pessoas que começaram a confusão na Unicap e que são ligadas ao Movimento Brasil Livre (MBL) e ao grupo UFPE Livre causaram problemas na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o que mostra que a criação de brigas nas universidades seria uma estratégia desses grupos. 

Supostas provocações

Já os estudantes que são ligados ao grupo Renovação afirmam que desde o início o debate estava sendo filmado sem problemas e que em um dado momento integrantes da chapa Sem Medo de Mudar começaram a fazer provocações e a tentar impedir filmagens, começando então as agressões físicas. Um aluno afirmou, em entrevista ao Jornal do Commercio, que “tanto o Renovação quanto o Sem Medo de Mudar tentaram apartar o caso, mas membros dos dois lados fizeram isso”. 

A UNICAP se pronunciou quanto ao ocorrido, dizendo lamentar o que aconteceu e que está apurando o caso para tomar as medidas cabíveis. “A universidade, como espaço democrático que deve ser, condena qualquer tipo de intolerância, violência, desrespeito e tentativas de tolher a liberdade de expressão. Defendemos a pluralidade de idéias e de opiniões, dentro da civilidade”, publicou a instituição por meio de um comunicado oficial.

*Com Ana Tereza Moraes

COMENTÁRIOS dos leitores