Professor analisa a prova de matemática no Enem 2017

Marconi Sousa comentou as questões cobradas nesse domingo (12)

por Marília Parente seg, 13/11/2017 - 09:46
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo  Marconi Sousa é professor de matemática Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

Dos assuntos cobrados no bloco de questões ligadas à matemática no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), um total de 13 tópicos estavam relacionados ao assunto "álgebra", com destaque para a grande cobrança dos conhecimentos de "análise combinatória", "probabilidade" e de "análise de gráficos". Assim, para o professor de matemática Marconi Souza, a prova, por ter forte caráter conteudista, privilegiou o aluno que estudou mais. 

O professor Marconi, que esteve no programa "Vai Cair No Enem", do LeiaJá, acertou ao afirmar que havia boas chances de a prova cobrar o assunto de "estatística". "Realizamos (ao vivo) questões de média e mediana. Pois é, média caiu, dentro da parte de matemática básica, e mediana na parte de estatística. O professor Ricardo Berardo viu outra de trigonometria, que se fez presente nos assuntos de 'máxima' e 'mínima'", comemora. 

Marconi destaca que, além de ter estudado, o candidato precisou de agilidade nas provas deste domingo. "O Enem não é uma prova boba. A prova de ciências da natureza foi trabalhosa. Meu medo é de que os estudantes não tenho conseguido concluí-la em tempo hábil", completa.

No dia 5 deste mês, os candidatos do Enem responderam questões de Ciências Humanas, Linguagens e redação. Já neste domingo (12), último dia da prova, os quesitos foram de Ciências da Natureza e matemática. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o gabarito oficial será divulgado no dia 16 deste mês.

LeiaJá também

--> Vídeo: professores analisam as provas do 2º dia do Enem

--> Professor sobre biologia no Enem: "Prova de qualidade" 

COMENTÁRIOS dos leitores