Crianças recebem aulas de educação financeira

Estudantes integram as cooperativas mirins “Flor do Norte” e “Guamá Primeira do Norte”, da Associação Nossa Biblioteca, que são apoiadas pelo Instituto Sicoob Cooesa

dom, 20/05/2018 - 11:46

Em parceria com a Integração com Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) e a Fundação de Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Pará Ltda (Cooesa), a associação Nossa Biblioteca (NB) promoveu, na manhã de sábado (19), o encerramento da 5ª Semana Nacional de Educação Financeira para crianças e adolescentes integrantes das cooperativas mirins. O evento ocorreu de 8 às 12 horas na sede da Nossa Biblioteca, que fica na Rua 25 de Junho, 214, no bairro do Guamá.

As cooperativas mirins, que são as primeiras do Norte, foram criadas pela NB para estimular os integrantes à criação de livros. São elas “Flor do Norte” e “Guamá Primeira do Norte”. Ambas são apoiadas pelo Instituto Sicoob Cooesa.

A parceria com a NB, que já tem dois anos, foi a maior realização do instituto, pois um dos princípios é divulgar o cooperativismo e a educação financeira. “Queremos que esse projeto tenha sequência e já estamos estudando a possibilidade de apoiar os alunos até quando estiverem cursando uma universidade, pois assim como acontece na nossa central, no Paraná, o Projeto Conexão Jovem, os alunos permanecem com os trabalhos de cooperativados mesmo na vida adulta”, afirma Francisca Uchôa, 56 anos, presidente do Sicoob Cooesa.

As presidentes das cooperativas mirins também estavam presentes no evento e felizes em ver seus cooperados participando ativamente das oficinas, palestras e brincadeiras. Leandra Galvão, 15 anos, estudante e presidente da Cooperativa Mirim “Guamá Primeira do Norte”, disse que participa dos projetos desde os 5 anos de idade e se apaixonou pelos livros. Está na presidência da cooperativa mirim desde novembro de 2017. “A presidência da cooperativa me trouxe mais amadurecimento, pois tenho muitas responsabilidades, apesar de não trabalhar sozinha. Ao meu lado tenho o vice-presidente, secretário e o tesoureiro. O trabalho é bem dividido e ninguém fica sobrecarregado”, disse Leandra.

Da assessoria da Associação da Nossa Biblioteca.

COMENTÁRIOS dos leitores