Enem: entenda as fases e evoluções da indústria
Charges, gráficos e textos são elementos cobrados em questões que envolvem indústria. Professor de geografia selecionou várias dicas
O setor industrial pode ser tema presente no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ,que será realizado nos dias 4 e 11 de novembro. Os vestibulandos que vão prestar o Exame devem ter em mente as diferentes fases e evoluções que englobam a indústria no Brasil e no mundo.
Professores alertam que as questões envolvendo o assunto podem vir acompanhadas de charges, gráficos e textos relacionados à escala de produção e desenvolvimento do setor, destacando ainda que os enunciados dos quesitos podem abordar dados e estatísticas ligados à economia, como a participação da indústria no Produto Interno Bruto (PIB) de determinados países.
De acordo com o professor de geografia Charlinton Soares, é importante ressaltar que a indústria sempre passa por uma evolução técnica. O educador destaca ainda as características de cada revolução industrial. “Sobre indústria o fera deve ter em mente que todas as evoluções são evoluções técnicas, com grande auxílio da tecnologia no decorrer dos anos, que proporcionaram o uso do maquinário utilizado nas fábricas bem como o auxílio e utilização de novas matérias primas para produção”, afirmou.
“A primeira revolução industrial, a princípio, transformou a manufatura da indústria a vapor, em magnofatura, com ênfase na produção em larga escala; já a segunda revolução teve grande foco na produção e no consumo de petróleo e seus derivados, bem como teve um papel fundamental da energia elétrica; A terceira fase da revolução industrial teve a novidade do uso da microeletrônica robótica, produzindo com base na química fina, como perfumes e remédios”, pontua o docente.
Segundo o professor, a indústria atual é chamada de “indústria 4.0”, aquela que se renova a cada dia com produtos inovadores e moderniza ainda mais os meios de produção. “As questões costumam abordar a globalização. Hoje a chamada ‘indústria 4.0’ está fragmentada e com isso, vários países passam pelos processos de produção, o avanço global industrial permite que um carro seja montado com peças chinesas, motor alemão e pneus italianos".
O educador ainda destaca: "Os feras devem estar atentos para a estrutura das questões, que podem trazer charges e gráficos a serem interpretados. Porém, o mais comum é que os enunciados dos quesitos tragam textos abordando dados econômicos, como por exemplo a participação da indústria no PIB de alguns países”, destacou.
LeiaJá também
--> Arena Pernambuco reúne time de 'craques' em aulão do Enem
--> O que pode e não pode ser feito na hora da prova do Enem