Programa 'Escola do Trabalhador' é institucionalizado

Com o recurso, o programa futuramente poderá contar com ações presenciais

por Adige Silva ter, 30/10/2018 - 12:58
Divulgação Mais de 90 mil pessoas já foram qualificadas com a versão online do projeto Divulgação

 O Ministério do Trabalho divulgou por meio de portaria, no Diário Oficial da União, a decisão que institucionalizou o programa Escola do Trabalhador. A medida, que possibilitará a ampliação do projeto para além da plataforma digital, estabelece que a gestão deve ocorrer articulada entre órgãos públicos e privados, possibilitando, assim, ações presenciais.

“Com a portaria, o Ministério do Trabalho consolida uma ação de baixo custo e de desenvolvimento no tripé de qualificação, intermediação e benefícios. Trata-se de um incremento na empregabilidade por meio de ofertas de qualificação que se comunicam com o mercado de trabalho e traz autonomia para o trabalhador”, ressalta o diretor de Políticas de Empregabilidade do órgão, Higino Brito Vieira.

Ainda segundo ele, outra novidade será a reserva de espaços dentro das Superintendências Regionais do Trabalho e das Agências do Sistema Nacional do Emprego (Sine) de todo o país. O objetivo é que os trabalhadores tenham acesso aos cursos online da Escola do Trabalhador, por meio de computadores disponibilizados nos locais.

Entenda o projeto

A Escola do Trabalhador é uma plataforma de ensino à distância, com objetivo de combater o desemprego por meio de cursos qualificatórios ofertados aos trabalhadores. As aulas são online e gratuitas, sem necessidade de escolaridade prévia. Segundo dados disponibilizados pelo Ministério do trabalho, o programa já qualificou mais de 90 mil pessoas em 10 meses de funcionamento. Atualmente, são oferecidos 25 cursos, divididos em 12 eixos temáticos, focados nas demandas do mercado de trabalho brasileiro. Os interessados podem se inscrever de qualquer computador localizado no território nacional, pelo site do projeto.

*Com informações da assessoria de imprensa

COMENTÁRIOS dos leitores