Escola Conecta realiza ações de combate ao bullying

Atividades são protagonizadas pelos próprios alunos, que aprendem a identificar vítimas de agressões

por Katarina Bandeira sex, 05/04/2019 - 15:18
Katarina Bandeira/LeiaJá Imagens Alunos são capacitados para lidar diretamente com situações de bullying Katarina Bandeira/LeiaJá Imagens

Como forma de incentivar a sensação de pertencimento e de respeito ao outro, valores importantes para a formação de cidadão, a Escola Conecta, localizada no bairro da Madalena, Zona Oeste do Recife, desenvolveu uma série de ações, nesta sexta-feira (5), para conscientizar seus alunos sobre o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência nas Escolas, celebrado em 7 de abril.

Com atividades inspiradas em um modelo pedagógico criado pelo pesquisador espanhol José Maria Avilés, a Conecta capacita estudantes, eleitos entre os próprios jovens, para que possam agir em casos de bullying. “A nossa escola foi a primeira escola no Estado de Pernambuco a implantar e trabalhar um projeto como este, de combate permanente. Os alunos são envolvidos, a comunidade acadêmica é envolvida”, conta a educadora e diretora do Conecta, Sandra Janguiê.

Os estudantes capacitados para lidar diretamente com as situações de bullying são chamados de 'Amigos Responsáveis', como é o caso da aluna da terceira série do ensino médio, Giovanna Vieira. “A gente aprende a reparar mais, saber conversar, ser um bom ouvinte. Eu acho que é um projeto que realmente muda a vida de muitas pessoas”, afirma a estudante.

De acordo com Sandra Janguiê, os estudantes fazem o curso de formação para entender realmente o que é bullying. “Fazemos esse trabalho para que os nossos alunos saibam falar, expressar e pedir ajuda”, explica, assegurando que as família também participam da ação. Ao longo da próxima semana, a Escola Conecta contará com palestras, sessões de cinema e debates ministradas durante as aulas. Veja também uma reportagem em vídeo:

COMENTÁRIOS dos leitores