Brasileira vence Olimpíada Europeia de matemática

Mariana Groff, de 17 anos, disputou a competição com 196 participantes

por Marcele Lima qui, 18/04/2019 - 15:44
Divulgação/MEC . Divulgação/MEC

Uma estudante brasileira ganhou medalha de ouro na Olimpíada Europeia de Matemática, realizada de 7 a 13 de abril, na Ucrânia. Mariana Groff, de 17 anos, que mora no Rio Grande do Sul, disputou a competição com 196 participantes de 49 países. A premiação inédita foi disputada também pelas estudantes Ana Beatriz Studart, do Ceará, e Maria Clara Werneck, do Rio de Janeiro, ambas de 17 anos; elas faturaram medalhas de bronze, além de Bruna Nakamura, de São Paulo.

O Brasil já teve outras delegações vencedoras em edições passadas. Mariana, por exemplo, já participou de outras três competições e acumula medalhas nacionais e internacionais. Já a cearense Ana Beatriz conquistou a medalha de prata em 2018.

Já são 10 medalhas conquistas por brasileiras. Este ano as alunas puderam contar com apoio das escolas para participar. A liderança da equipe foi da ex-aluna e hoje professora Deborah Alves, que disputou prêmios internacionais em 2009 e 2011, além de outra docente, Louise Viana.

As meninas também são destaque na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, Obemep. Justamente por conseguirem bons desempenhos nessa competição e em treinamentos oferecidos pela equipe da Obemep, elas conseguiram a convocação para integrarem a equipe do Brasil na disputa na Europa.

Um dos objetivos é incentivar a participação feminina em eventos deste tipo. Na Obemep, por exemplo, há uma discrepância no número de competidoras que vencem as provas, principalmente em etapas mais avançadas. Em 2018, as meninas foram 30% dos medalhistas no ensino fundamental e apenas 20% no ensino médio.

COMENTÁRIOS dos leitores