Vestibulares: aprenda com alunos aprovados em 1° lugar

Estudantes e profissionais da educação contam como os feras podem alcançar o primeiro lugar nos vestibulares

por Ítallo Olimpio seg, 07/10/2019 - 11:30
Freepik Jovens alcançaram primeiros lugares em vestibulares aliando estudo ao lazer Freepik

Ser aprovado em primeiro lugar no vestibular pode ser o sonho de muitos estudantes que dedicam grande parte de seus dias aos livros e apostilas. Alcançar esse feito é algo possível, mas com muita dedicação, esforço e disciplina. Os resultados podem ser gratificantes quando o estudante consegue equilibrar a vida acadêmica com hobbies e atividades sociais. 

Independente da opção de curso, os alunos que foram aprovados nos primeiros lugares dos vestibulares tem algo em comum: conhecer seus limites e os pontos que precisam ser melhorados. 

A estudante de odontologia Mayara Lacerda, 18 anos, foi aprovada em primeiro lugar no vestibular da Universidade de Pernambuco (UPE). A jovem conta que o apoio da escola onde estudou, o Colégio Ideia, foi fundamental para que ela conseguisse ser aprovada. “A gente fazia muitos simulados voltados para o SSA e Enem, o que me ajudou bastante”, diz.

A aluna também contou que focava nos estudos durante os dias úteis e reservava o final de semana para outras atividades. “O fim de semana era meu. Eu saía com meus amigos, ficava com minha família, fazia o que eu queria”, disse. Mayara também contou, em entrevista ao LeiaJá, que, no terceiro ano do ensino médio, passou a focar nos tópicos onde tinha mais dificuldade, como química. “Eu não tinha bem um calendário de estudos. Eu estudava aquilo que realmente precisava da minha atenção”, alega.

Para a diretora pedagógica da instituição, Fátima Seabra, é importante que os alunos percebam suas necessidades pessoais. “Nós trabalhamos muito com os alunos a potencialidade de cada um”, garante. Ainda de acordo com a especialista, para fazer uso dessa potencialidade o aluno deve entender sua rotina, criando hábitos de estudo que se adequem com seus horários. 

No que diz respeito à lazer e atividades sociais, Fátima destaca a importância de ter momentos para si. “A gente sempre diz para os alunos assistirem algum filme, lerem algum livro ou ouvirem uma música”, aconselha. A diretora pedagógica ainda destaca que ficar entre os primeiros colocados dos vestibulares é uma consequência de todo o esforço e tempo dedicado aos estudos.

José Guilherme, 19 anos, foi aprovado em primeiro lugar no curso de ciências do consumo, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), e conta que o apoio dos pais foi fundamental. “As vezes eu chegava em casa muito cansado e não tinha como fazer revisões. Mesmo cobrando, meus pais entendiam esses momentos”, disse. Guilherme foi aluno do GGE, também no Recife, e também contou com o apoio da escola. 

Uma outra ferramenta aplicada pelo jovem foi o uso de aplicativos de chamada de vídeo, onde ele trocava informações de conteúdo com outros colegas de classe. “A gente chegava em casa tarde, não tinha como ir na casa do outro pra estudar juntos. A solução foi fazer chamadas pelo celular para continuar com as revisões em grupo”, conta.

Para o supervisor pedagógico da unidade Boa Viagem do GGE, Veiga Neto, não existe uma fórmula que garanta a aprovação. “Existem algumas estratégias que podem auxiliar o aluno a se preparar melhor. Por exemplo, priorizar um horário diário de estudo, com as disciplinas que ele vai ajudar, para ajudar a ter uma rotina de estudos”, aconselha. 

Segundo Veiga, também é importante intercalar as áreas do conhecimento, para que o fera não se sinta sobrecarregado com o mesmo conteúdo. “Estabelecer também um momento de descanso é fundamental para que o cérebro recupere suas capacidades cognitivas [..] Dar uma conferida no celular, tocar violão ou passear com o cachorro, ajuda o cérebro a trabalhar da melhor maneira possível”, finaliza.

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores