Como manter a calma diante da espera do resultado do Enem?

Especialistas explicam atitudes que podem ajudar o candidato a manter a calma durante o período de espera

por Bruna Oliveira qua, 13/11/2019 - 08:37
Pixabay . Pixabay

Muitos candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) edição 2019 encararam as provas como grande oportunidade para alcançar o sonho de cursar uma graduação. Por isso, após longos períodos de estudos durante o ano e 180 questões enfrentadas no processo seletivo, é comum que o aluno permaneça agitado, visto que a missão agora é esperar o resultado individual. 

De acordo com o psicólogo e professor de geografia Dino Rangel, o candidato tem que ter a consciência de que se ele fez o seu melhor, precisa descarregar a energia de autocobrança. “Se ele viu gabaritos não-oficiais e comentários sobre a prova, deve está pensando nas questões que acertou e errou. Então, primeiramente, ele deve ter a tranquilidade e saber que cumpriu o seu papel”, diz o docente.

Para a professora de redação e Linguagens Lourdes Ribeiro, não é indicado que o candidato olhe o gabarito, mesmo que seja o oficial, disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organizador do Enem. “Existe a possibilidade de questões serem anuladas, então é uma angústia desnecessária. Acredito que a melhor opção é esperar o resultado individual”, explica a educadora.

Segundo a psicopedagoga Simone Bérgamo, não adianta o candidato se desesperar ou continuar estudando com base no que errou, visto que o Exame já passou. “O ideal é manter a calma, até porque, a partir do resultado do Exame, ele poderá definir o caminho que irá traçar", diz.

Nesse momento de espera é interessante que o fera aproveite o tempo para realizar atividades de lazer. “Ir à praia, cinema, namorar, praticar esportes são atividades que ajudam o estudante a canalizar sua energia e relaxar, pois liberam naturalmente hormônios que vão servir como aliviadores e refrigérios para a tensão física e psicológica”, conclui o psicólogo Dino Rangel.

O Inep promete divulga nesta quarta-feira (13) o gabarito oficial das provas do Enem. Já os resultados individuais estão previstos para janeiro, enquanto os resultados dos treineiros e a vista pedagógica da redação estão programados para março de 2020.

COMENTÁRIOS dos leitores