MPF pede suspensão de calendários do Sisu, Fies e Prouni

Em caso de descumprimento, haverá multa diária de R$ 10 milhões

por Lara Tôrres sex, 24/01/2020 - 18:29
Camilla de Assis/LeiaJáImagens/Arquivo . Camilla de Assis/LeiaJáImagens/Arquivo

O Ministério Público Federal (MPF) pediu, na tarde desta sexta-feira (24), que o calendário do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa Universidade Para Todos (Prouni) sejam suspensos até que seja realizada uma auditoria no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A solicitação foi feita pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) em Minas Gerais. 

A ação judicial contra a União e o Inep solicita ainda que, após a nova correção, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) comunique oficialmente a abertura de um prazo para solicitação de verificação de possíveis inconsistências, com apresentação de resposta formal a todos os pedidos de correção e apuração feito pelos participantes do Enem 2019, contendo a eventual retificação da nota final. 

O MPF pediu ainda que a Justiça intime a União e o Inep a participar com urgência máxima  de uma audiência de conciliação que pode contar com a presença de especialistas em avaliação educacional. Em caso de descumprimento do pedido, o ministério requer uma multa diária no valor de R$ 10 milhões.

LeiaJá também

--> Notas de corte: estudantes reclamam de erros no Sisu

--> MPF recomenda suspensão das inscrições do Sisu 2020

COMENTÁRIOS dos leitores