Covid-19: UFPE repassa novas orientações de atividades

Durante a suspensão das aulas, serão mantidas as atividades remotas, os serviços essenciais e ações administrativas específicas. Aulas foram suspensas até 31 de março

seg, 16/03/2020 - 10:27
Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo Atividades essenciais mantidas, aulas suspensas até final do mês Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo

Além da confirmação de suspensão de aulas pelos próximos 16 dias, anunciada neste domingo (15), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) divulgou novas orientações sobre funcionamento da instituição. A decisão tem o objetivo de reduzir a propagação do novo coronavírus (Covid-19).

Após reunião, a UFPE e as universidades que compõem o Consórcio Pernambuco Universitas e os Institutos Federais do Estado de Pernambuco assinaram, conjuntamente, a decisão pela suspensão de atividades acadêmicas presenciais, a partir desta segunda-feira (16) até 31 de março. O prazo de suspensão vai até o final deste mês, com retorno das aulas em abril. 

Ainda no comunicado, há indicativo que as atividades remotas, os serviços essenciais e ações administrativas específicas seriam definidas por cada instituição. A reitoria da UFPE convocou pró-reitorias, superintendências e diretorias sistêmicas para tratar a respeito de novas medidas e detalhamentos necessários das atividades que a princípio não podem ser paralisadas, inclusive por força de legislação. 

Dos serviços essenciais, estão mantidos: 

- Gabinete do Reitor, Gabinetes das Pró-reitorias (e suas diretorias) e Superintendências; 

- Serviços de Segurança e Comunicação institucionais;

- Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI);

- Setores responsáveis pelo pagamento de folha de pessoal e outros, de licitação, convênios e contratos;

- O funcionamento do Hospital das Clínicas (HC); 

- Protocolo geral, em casos urgentes de utilização de documentos físicos e a impossibilidade de recorrer a meios eletrônicos;

- Serviços de atendimento à saúde: Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor (NASS), Núcleo de Atenção à Saúde do Estudante (NASE) e HC;

- As residências em saúde vinculadas à UFPE, bem como atividades de internato dos cursos de graduação em saúde; 

- Restaurante universitário para os residentes nas Casas de Estudantes.

Outras determinações foram designadas em função da contenção do coronavírus. A UFPE recomenda que servidores inseridos em serviços essenciais, pertencentes ao grupo de risco (maiores de 60 anos, lactantes, gestantes e aqueles com filho menor de 10 anos), devem ficar em quarentena com possibilidade de readequação dos horários. 

É atribuído responsabilidade às pró-reitorias, superintendências, órgãos suplementares, centros acadêmicos reduzir a presença dos servidores na manutenção das atividades essenciais, bem como aplicação dos trabalhos remotos nas atividades administrativas e de gestão dos setores utilizando meios eletrônicos. As novas orientações estendem-se para estudantes fora do país, sendo necessário pegar as determinações com Diretoria de Relações Internacionais, e para acadêmicos em mobilidade no Brasil as recomendações serão repassadas pela coordenação de apoio acadêmico da Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos (Proacad), através da internet.

Para mais informações ou eventuais dúvidas basta acessar o e-mail gabinete@ufpe.br. Estão previstas novas reuniões com diretores de Centros Acadêmicos e Grupo de Trabalho da UFPE de enfrentamento ao Covid-19 para esta segunda-feira (16).

LeiaJá também

Coronavírus: UFRPE anuncia decisão sobre funcionamento

COMENTÁRIOS dos leitores