Fraudes em concursos públicos são identificadas pela PCPE
Operação denominada “Test Failed 2" desarticulou organização criminosa que fraudou concursos públicos em Pernambuco, Bahia, Sergipe e São Paulo
Nesta sexta-feira (26), a Polícia Civil de Pernambuco, por meio da Secretaria de Defesa Social, aunciou a desarticulação de uma organização criminosa que praticava fraudes em concursos públicos, além de falsificação e uso de documentos falsos. A ação foi dada por meio da 20º operação de repressão qualificada, denominada “Test Failed 2", vinculada à Diretoria Integrada do interior (DINTER), que vem sendo investigada desde o ano de 2019.
Gregório Ribeiro, delegado responsável pela investigação, destaca que no início da operação as suspeitas eram fraudes em concursos do município de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Entretanto, durante as investigações identificaram outros atos criminosos. “Eles faziam uso de documentos falsos para fraudar alguns certames. Conseguimos identificar concurso da Polícia Militar de Pernambuco, Bahia, Sergipe e São Paulo, além da seleção para guarda civil de Petrolina, que na 1ª fase foi feita umas cinco prisões em flagrante”, explicou o delegado.
“A importância dessa operação, investigada pela Delegacia 214º Circunscrição, em Petrolina-PE, é garantir que aquelas pessoas que têm o sonho de fazer um concurso público e de garantir sua vaga, mediante de estudos, seja, de fato garantida”, comentou a delegada Seccional Isabela Pessoa.
Vale pontuar que durante a operação estão sendo cumpridos nove mandatos de busca e apreensão domiciliar, expedidos pelo Juiz da Segunda Vara Criminal da Comarca do município. Na execução foram empregados 50 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães.