Enem não será aceito para ingresso na Unicamp em 2021

A decisão, anunciada pela Comvest, foi motivada pela incompatibilidade de calendários

por Maya Santos qua, 22/07/2020 - 14:43
Divulgação/Comvest . Divulgação/Comvest

Nesta terça- feira (22), o diretor da Comissão Permanente para os Vestibulares da Universidade Estadual de Campinas (Comvest/Unicamp), José Alves Neto, anunciou em coletiva de imprensa que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 não será aceito para ingresso na Unicamp em 2021. A decisão foi motivada pela  incompatibilidade de calendários.

Dentre as formas de ingresso, havia a modalidade Enem-Unicamp que tem 639 vagas oferecidas pelo edital; tal quantia representa cerca de 20% das vagas totais. Diante da alteração do calendário das provas do Enem - que serão aplicadas na forma impressa em 17 e 24 de janeiro e na forma digital nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro -, essas vagas serão disponibilizadas no vestibular tradicional, incluindo as oportunidades oferecidas para estudantes oriundos de escolas públicas e autodeclarados pretos e pardos.

De acordo com o novo cronograma do Enem 2020, os resultados das provas serão divulgados somente em 29 de março de 2021. Já o calendário da Unicamp informa que início das aulas está previsto para o dia 15 de março. Segundo o José Alves, os estudantes que fossem chamados por meio da modalidade Enem-Unicamp, só iriam entrar na instituição em abril com, no mínimo, três semanas de atraso com relação aos demais candidatos.

Outras modalidades de ingresso na Unicamp seguem mantidas, sendo elas Vestibular Indígena e via vagas Olímpicas. As candidaturas para o Vestibular Unicamp 2021 serão feitas de 30 de julho a 8 de setembro, através do site do processo seletivo.

A Comvest também informou que abriu novo período de isenção da taxa de participação, cujo o prazo vai até o dia 31 de julho. Para aqueles que já haviam solicitado a gratuidade, o resultado será anunciado na próxima segunda-feira (27); se os concorrentes não forem contemplados, deverão pagar a taxa de R$ 170 até o dia 10 de setembro.

De acordo com a Comvest, a primeira fase do Vestibular Unicamp 2021 será aplicada nos dias 6 e 7 de janeiro, enquanto a segunda fase da seleção será nos dias 7 e 8 de fevereiro de 2021.

COMENTÁRIOS dos leitores