Fernanda Pessoa não aposta em questões mais fáceis no Enem
Professora de redação participou de uma live no LeiaJá com outros educadores
O LeiaJá promoveu mais uma live do programa “Quando passar... Como será o mundo após a pandemia?”, que debateu os “Efeitos da pandemia na rotina dos professores” e “O que esperar das questões do Enem 2020?”. A transmissão contou com a participação da professora de redação Fernanda Pessoa e dos docentes André Luiz Vitorino, de biologia, Pedro Botelho, da disciplina de história, e Edu Coelho, de matemática.
A edição 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) traz algumas novidades, como o Enem digital. A prova, porém, também foi alvo de muitas polêmicas quanto ao prazo de inscrição, data da aplicação, entre outras. Por causa disso, muitos estudantes continuam incertos sobre como será a avaliação deste ano.
Durante a transmissão, ao serem questionados sobre o que esperar do Enem 2020, os professores revelaram suas opinições. “Em biologia, eu não acredito em grandes mudanças. Aliás, eu não acredito em nenhuma mudança. Eu acredito que vai vir como já vinha sendo anos anteriores, cada vez mais conteudista, não acho que vão mexer na estrutura da prova”, disse o professor André Luiz. Ele ainda conta que está se perguntando como será o Enem Digital, e acredita que a nova modalidade poderá ter outra roupagem.
Pedro Botelho, educador de história, também acredita que não haverá grandes mudanças nas questões da prova. “Com esse contexto de pandemia, eu acredito agora que não vai mudar muita coisa. Eu acredito que a logística para você fazer grandes reformas nos conteúdos das provas de Humanas, não vai ser mais possível”, afirmou.
Para a professora de redação Fernanda Pessoa, com base no que foi noticiado pelo Ministério da Educação (MEC), a prova já está pronta e, por isso, nas questões do Exame Nacional não haverá muitas mudanças, muito menos facilidade. "Eu não imagino que vai haver facilidade de questões, não imagino que vai haver alteração no conteúdo da prova, vai ser o estilo da prova que veio no ano passado, com mais conteúdo", comentou. Confira como foi a live realizada em parceria com o projeto Vai Cair No Enem: