'Nem tão cedo', diz José Patriota sobre volta às aulas

Presidente da Amupe demonstrou preocupação com uma possível retomada das aulas presenciais ainda em agosto

por Maya Santos ter, 04/08/2020 - 15:21
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo José Patriota é presidente da Amupe Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Mesmo com o decreto estadual que mantém suspensas as aulas presenciais até o dia 15 de agosto, prefeitos do interior de Pernambuco demonstram preocupação com um possível retorno ainda no mês de agosto. De acordo com o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota (PSB), a retomada depende da redução dos casos de Covid-19. 

O argumento foi deliberado em reunião virtual realizadoa nesta segunda-feira (3). Junto aos prefeitos, participavam da reunião o secretário estadual de Educação, Fred Amâncio, e o secretário estadual de Saúde. André Longo. Na ocasião, foram debatidas as condições para o retomada. Segundo José Patriota - que também exerce a função de prefeito de Afogados da Ingazeira, localizado no Sertão do Estado -, ainda há regiões de Pernambuco em situação alarmante.

“Estamos sendo vitoriosos na medida em que os números estão baixando, mas ainda há preocupação. Ainda temos regiões no Estado, como Araripina e Ouricuri, em que os números estão bastante altos. [...] Vamos observar os números até o fim do mês para ver se é possível, mas a tendência é de não retomar nem tão cedo - as aulas - enquanto não se tiver mais segurança, mais tranquilidade”, afirmou Patriota, em entrevista à TV Globo.

Em 15 de julho, de acordo com o Governador do Estado, foi apresentado um plano de retorno das aulas na forma presencial destinado às escolas, creches e instituições de ensino superior. No entanto, as atividades só poderão ser retomadas se o quadro epidemiológico permanecer em queda.

As aulas presenciais estão suspensas desde o dia 18 de março deste ano. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou mais de 98 mil casos de contágio pelo novo coronavírus e totaliza mais de 6 mil mortes pela Covid-19.

Diante da prorrogação da suspensão, a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE-PE) liberou nova parcela do cartão alimentação, no valor de R$ 50, para estudantes em situação de maior vulnerabilidade. Em Pernambuco, há cerca de 580 mil estudantes da rede estadual e mais de mil escolas espalhadas pelo Estado. Até então, os estudantes permanecem com aulas remotas.

COMENTÁRIOS dos leitores