USP é uma das 150 melhores universidades do mundo
Ranking analisou mais de 2 mil entidades de ensino
A Universidade de São Paulo (USP) é considerada umas das 150 melhores universidades do mundo, de acordo com o Academic Ranking of World Universities 2020, publicado no último dia 15 de agosto pela Shanghai Ranking Consultancy, consultoria chinesa. O ranking analisou mais de 2 mil entidades e classificou as mil melhores.
Harvard seguiu, pelo 18º ano consecutivo, na liderança do ranking, seguida por Stanford. Exceto as universidades britânicas de Cambridge, que está no terceiro lugar, e de Oxford, em nono, todas as outras instituições de ensino que estão nos dez primeiros lugares são norte-americanas.
Além da USP, compõem a lista a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que estão empatadas no grupo 301-400, e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no grupo 401-500.
No total, 22 universidades do Brasil estão elencadas no ranking. Divulgado desde 2003, o ARWU é tido como um dos pioneiros dos rankings universitários. O estudo usa seis indicadores para avaliar as universidades, entre eles o quantitativo de egressos e docentes que receberam Prêmios Nobel, quantitativo dos pesquisadores mais citados, quantidade de artigos divulgados nas revistas Nature e Science, número de artigos citados no Science Citation Index – Expanded e no Social Sciences Citation Index e o desempenho de pesquisa per capita relativo ao tamanho da entidade.
A Shanghai Ranking Consultancy divulgou, em junho, o Global Ranking of Academic Subjects, vertente do ranking por segmento de concentração. Nessa categorização, a USP aparece entre as 50 melhores entidades do mundo em quatro segmentos de concentração: engenharia de alimentos (10ª posição), odontologia (10ª), ciências agrícolas (23ª) e veterinária (30ª). Em dois segmentos de concentração, a USP está no grupo que ocupa as 51ª e 75ª posições: biotecnologia e matemática. Além disso, a instituição está no grupo 76-100 em ciências atmosféricas e ecologia.