Pré-vestibulares poderão voltar às aulas presenciais em PE

Governo do Estado diz que vai limitar o número de alunos por sala

por Nathan Santos seg, 21/09/2020 - 19:36
Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo . Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo

Os pré-vestibulares, cursos preparatórios que oferecem conteúdos para candidatos quem almejam ingressar em faculdades e que enfrentarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), também poderão retornar às aulas presenciais. O Governo de Pernambuco autorizou, nesta segunda-feira (21), a retomada gradual das atividades na educação básica, a partir do dia 6 de outubro.

Ao LeiaJá, a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco informou que haverá limitação de alunos por sala nos cursinhos preparatórios. Esse quantitativo, porém, deverá ser anunciado oficialmente até 5 de outubro, além de outras diretrizes de segurança. No Estado, as aulas presenciais estão suspensas desde 18 de março em razão do novo coronavírus.

Caberá aos preparatórios, assim como as escolas públicas e privadas, seguirem os protocolos de saúde, como o distanciamento de 1,5 a 2 metros, uso contínuo de máscaras, lavagem das mãos, limpeza dos espaços dos estabelecimentos educacionais, monitoramento dos sintomas e a utilização correta de álcool em gel. Também é obrigatória a medição de temperatura, além da organização fixa de grupo de estudantes em atividades pedagógicas.

De acordo com o Governo do Estado, alunos do terceiro ano do ensino médio, acima dos 15 anos, serão os primeiros a voltar às unidades de ensino no dia 6 de outubro. Posteriormente, em 13 de outubro, o retorno contará com estudantes do segundo ano. Depois, no dia 20 do mesmo mês, retornarão os alunos do primeiro ano, EJA, ensino médio técnico concomitante e ensino médio técnico subsequente.

“De todas as decisões difíceis que precisamos tomar, desde o início da pandemia, o retorno às escolas foi a maior delas. Mesmo com indicadores da Covid-19 em queda consolidada desde o final de maio, só agora, com a média móvel de casos e óbitos, além das solicitações de leitos de UTI, no patamar equivalente ao do início de abril, autorizamos a retomada de aulas presenciais no ensino médio”, comentou o governador de Pernambuco Paulo Câmara, conforme informações da assessoria de imprensa do Estado.

LeiaJá também

--> PE: pais decidirão pela volta ou não dos filhos às aulas

--> Volta às aulas: Pernambuco deve adotar ciclo 2020/2021

COMENTÁRIOS dos leitores