Mães de candidatos gostariam que Enem tivesse sido adiado

Familiares também relataram a difícil rotina de estudo em 2020

por Jorge Cosme dom, 17/01/2021 - 16:13
Júlio Gomes/LeiaJá Imagens Parentes esperam que estudantes terminem a prova em ponto de aplicação no Recife Júlio Gomes/LeiaJá Imagens

Mães de candidatos que realizam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) lamentaram o início das provas neste domingo (17). Elas disseram ter medo de que seus filhos se contaminem com a Covid-19.

"Achei desorganizado. E tem o risco da saída de casa até chegar aqui. Muitos podem pegar um Uber, mas e quem não pode?", questionou Roberta Cioly, de 43 anos, mãe da candidata Luiza Cioly, 15.  Ela também destacou que os estudantes não tiveram uma rotina de estudo normal em 2020, o que pode prejudicar o desempenho deles.

Maria Gorete, 45, é mãe de um jovem de 18 anos que tenta entrar na universidade pela primeira vez. Ela também criticou a realização do exame. "Eu acho que deveria ter sido adiada. Teve aglomeração aqui na entrada. Não sei lá dentro, mas aqui ficou muita gente esperando". Seu filho é de escola pública, não tem computador em casa e teve que estudar por celular com internet ruim. "Foi complicado", resume Gorete. 

A mãe Ana Paula Rodrigues, 41, também criticou a aglomeração no local. "Parecia que estava tudo normal", criticou ela. Rodrigues conta que sua filha estava em um cursinho, interrompido por causa da pandemia. "Ela acabou estudando pouco. Não está confiante."

"Queria que as provas tivessem sido adiadas. Está sendo muito difícil. As pessoas estão agindo como se não existisse a doença",  disse Rosângela Cavalcante, 45, mãe de Érika, 18. Segundo Rosângela, sua filha teve muita dificuldade em estudar remotamente. "Ela reclamou muito. Só conseguiu se organizar de três semanas para cá."

Neste domingo (17), primeiro dia do Enem 2020, os candidatos respondem, das 13h30 às 19h, questões de Ciências Humanas, Linguagens, além da redação. Já no dia 24 deste mês, os feras enfrentarão quesitos de matemática e Ciências da Natureza.

A versão digital está programada para o dia 31 de janeiro e 7 de fevereiro. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela organização do Enem, quase 5,8 milhões de candidatos se inscreveram no Exame, cujo resultado está programado para março.

LeiaJá também

--> PM-PE pede que pais não aglomerem nos locais de prova

--> MEC divulga o tão esperado tema da redação do Enem 2020

--> Enem tem escola cheia e candidatos temem contaminação

COMENTÁRIOS dos leitores