Pesquisa: 4 milhões de alunos abandonaram a escola em 2020

Os dados foram levantados pelo C6 Bank e o Datafolha

por Ruan Reis qua, 27/01/2021 - 13:34
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo . Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Uma pesquisa realizada pelo C6 Bank e o Datafolha revelou, nesta quarta-feira (27), que as dificuldades impostas pela pandemia do novo coronavírus fizeram com que 4 milhões de estudantes brasileiros, com idades entre 6 e 34 anos, abandonassem os estudos em 2020. A taxa de abandono escolar chegou a 8,4% no ano passado e entre os estudantes que pararam de estudar, 7,4% não têm intenção de voltar para as salas de aula em 2021.

Os dados da pesquisa foram colhidos entre os dias 30 de novembro e 9 de dezembro. O Datafolha realizou, neste período, 1670 entrevistas por telefone com estudantes matriculados nas redes públicas e privadas de ensino ou com seus responsáveis. Também foram considerados os dados da Fundação Roberto Marinho e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) sobre o assunto.

De acordo com o levantamento C6 Bank/Datafolha, a taxa de abandono em 2020 foi maior entre os estudantes de curso superior, com 16,3%. No ensino médio, a taxa é de 10,8% e no ensino fundamental, de 4,6%. Alunos de classes sociais mais baixas também lideraram os índices de abandono. A taxa foi 54% maior entre os alunos das classes D e E (10,6%), na comparação com estudantes das classes A e B (6,9%).

A pesquisa aponta que os problemas financeiros foram um dos principais motivos que levaram os estudantes a abandonarem a escola. Entre os que apontaram essa dificuldade para manter os estudos no ano passado, 19% ficaram sem condições de pagar a escola ou faculdade e 7% precisaram ajudar na renda familiar. Outros 22% justificaram o abandono por terem ficado sem aula e 20% relataram dificuldade com o ensino remoto.

O C6 Bank/Datafolha constatou na pesquisa que a evasão escolar afeta diretamente a economia de um país, os índices de violência e até a expectativa de vida da população. Quem conclui o ensino básico, por exemplo, tem em média quatro anos a mais de vida do que quem abandonou os estudos, segundo pesquisa da Fundação Roberto Marinho divulgada no ano passado. A estimativa é de que o Brasil perde R$ 372 mil ao ano com cada jovem que deixa a sala de aula, apontou o mesmo levantamento. Já a redução de um ponto percentual nos índices de evasão pode evitar cerca de 550 homicídios por ano.

Os dados levantados pela Pnad Contínua 2019, e divulgados em julho do ano passado, revelaram que o atraso ou abandono escolar atingia 12,5% dos adolescentes de 11 a 14 anos e 28,6% dos brasileiros de 15 a 17 anos. Entre jovens de 18 a 24 anos, quase 75% estavam atrasados ou abandonaram os estudos.

Com esses dados, o C6 Bank/Datafolha concluiu que o país ainda está longe de atingir as metas do Plano Nacional de Educação. “A parcela de adolescentes de 16 anos com ensino fundamental completo, por exemplo, é de 78,4% e precisaria chegar a 95% em três anos. Alguns objetivos que deveriam ter sido alcançados em 2016 ainda não foram cumpridos e metas que precisam ser atingidas até 2024 podem ficar ainda mais distantes com os efeitos da pandemia”, detalhou o C6 Bank.

COMENTÁRIOS dos leitores