Contrariando expectativas, ditadura militar cai no Enem

O projeto piloto teve seu primeiro dia de aplicação neste domingo (31)

por Camilla de Assis dom, 31/01/2021 - 20:07
Reprodução . Reprodução

Contrariando as expectativas sobre o teor da prova, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) Digital teve uma questão que cobrou a ditadura militar. O projeto piloto teve seu primeiro dia de aplicação neste domingo (31).

De acordo com a professora de história Thais Almeida, os estudantes que ignoraram o assunto e fizeram a versão eletrônica do exame puderam ter algum tipo de prejuízo. "O assunto fugiu de temas polêmicos, como tortura, mas o aluno que não estudou e fez o Enem Digital pode ter sido prejudicado", argumentou a docente. 

Outra questão não esperada foi a de Era Vargas. "A questão 70 da prova azul abordou o período da ditadura do Estado Novo", explicou Almeida. Isso não é totalmente inesperado, já que a banca de questões não foi alterada. "Os alunso não deveriam esperar mudanças bruscas no tipo de abordagem porque a banca de questões não mudou, então havia dúvida se certos temas cairiam ou não. Mas caindo, a gente já esperava que a abordagem não seria diferente", pontuou.

Projeto piloto desenvolvido pelo Inep, o Enem Digital registrou mais de 96 mil inscritos. Segundo a organização da prova, 93.217 inscritos deverão participar do Exame em 104 cidades, uma vez que 2.896 candidatos do Amazonas não farão o modelo digital, em virtude dos aumentos nos casos do novo coronavírus no Estado. Os amazonenses serão direcionados à reaplicação do Enem impresso, nos dias 23 e 24 de fevereiro.

No primeiro dia do Enem Digital, os candidatos respondem 90 questões - em computadores - distribuídas nas áreas de Ciências Humanas, Linguagens, além da redação, que será feita à mão, no formato tradicional. Já no dia 7 de fevereiro, segunda etapa da aplicação, os estudantes terão 90 quesitos de Ciências da Natureza e matemática. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), até 2026 o Enem passará a ser complementarmente digital.

COMENTÁRIOS dos leitores