Filmes que poderiam ser citados na redação do Enem Digital

Tema da redação do Enem Digital foi 'O desafio de reduzir as desigualdades entre regiões do Brasil'

dom, 31/01/2021 - 17:31
Divulgação/Netflix 'O Poço', da Netflix, é um dos filmes citados por professores Divulgação/Netflix

Três professoras de redação apontaram sugestões de filmes que poderiam ser utilizados na prova de redação da versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (31). Em sua primeira edição, o modelo de prova trouxe o tema "O desafio de reduzir as desigualdades entre regiões do Brasil".

O Poço (Espanha, 2019)

Filme de terror, presente no catálogo da Netflix, se passa dentro de uma prisão vertical. Apresenta uma separação entre ricos e pobres em um local onde a comida é distribuída de cima para baixo. "O filme O Poço retrata de forma metafórica essa ideia das camadas sociais, as que são privilegiadas e as que não estão nesse patamar e acabam sendo desprivilegiadas na sociedade", disse a professora de redação Beth Andrade.

Bacurau (Brasil, França, 2019)

Filme dos diretores pernambucanos Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles aborda gêneros como drama, ficção científica, faroeste e terror. A história se passa em um povoado do sertão nordestino que está sendo invadido por estrangeiros. "Bacurau está aí para vencer o Oscar, esperamos, e também é uma referência muito boa para essa redação", afirma a professora Lourdes Ribeiro.

Parasita (Coreia do Sul, 2019)

Vencedor do Oscar de melhor filme em 2020, Parasita foi uma das grandes sensações do cinema estrangeiro nos últimos. Retrata as diferenças sociais ao contar a história de uma família desempregada, que vivia em um porão, e que começa a trabalhar para uma família rica. "Não tem filme melhor que fale sobre esse tema do que Parasita, ganhou um Oscar e aborda de todas as maneiras possíveis essa desigualdade que existe no Brasil", analisa a professora Amanda Batista.

Outras referências

As professoras também destacaram que Paulo Freire, Josué de Castro e Michel Foucault poderiam ser mencionados pelos candidatos. "Recomendo muito Paulo Freire, recomendo muito Foucault, com Vigiar e Punir, que dá para enlaçar nas relações com a escola e educação", acrescenta Batista.

LeiaJá também

--> Vídeo: professores aprovam tema da redação do Enem Digital

COMENTÁRIOS dos leitores