Enem Digital registra abstenção de 71,3% no 2º dia
Para o Inep, percentual de faltosos já era esperado
A alta taxa de abstenção identificada na aplicação impressa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também foi registrada no segundo dia da versão digital. Em coletiva realizada após o segundo dia de provas, neste domingo (7) , em Brasília, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) fez um balanço da realização do Exame em meio à pandemia da Covid-19.
De acordo com a estimativa da entidade, houve 93.079 inscritos, mas apenas 26.709 candidatos realizaram a primeira aplicação digital dos cadernos de matemática e Ciências da Natureza. O índice de faltantes corresponde foi de 71,3%, visto que 66.3701 estiveram ausentes.
Ainda assim, o presidente do Inep, Alexandre Lopes, mostrou-se satisfeito com o resultado pelos critérios logísticos, do ponto de vista pedagógico e do processamento do sistema. Ele aponta que Enem digital será expandido em 2021.
"Agora esse é o futuro, de aplicação de provas digitais. Já em 2021 vamos ampliar a oferta para mais pessoas poderem fazer a prova do Enem digital. Agora é levar também essa experiencia para outros exames que nos azemos aqui no Inep”, informou Lopes.
Sobre o número de faltosos, o presidente do Inep disse que era um índice esperado. "Em relação ao segundo dia, era esperado esse nível de ausência, porque é muito similar ao que ocorreu no Enem impresso. É normal que no segundo dia menos pessoas façam a prova em relação ao primeiro dia", disse.