Vestibular: Unicamp registra abstenção de 8,3% na 2ª fase

Dos 15.470 candidatos aprovados na primeira fase, 14.185 compareceram, contabilizando o menor número de faltosos em dez anos

por Ruan Reis ter, 09/02/2021 - 09:53
Antonio Scarpinetti/Unicamp . Antonio Scarpinetti/Unicamp

Com abstenção de 8,3%, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) obteve, no primeiro dia da segunda fase do vestibular 2021, realizado nessa segunda-feira (8), o menor número de faltosos em dez anos. Este ano, dos 15.470 candidatos aprovados na primeira fase, 14.185 compareceram para responder às questões de língua portuguesa e literatura, alternativas interdisciplinares de língua inglesa e uma redação.

“A Unicamp abre a segunda fase com a menor abstenção em 10 anos. Esse é um fato surpreendente e por isso nossa alegria ao falar que o índice de abstenção foi de 8,3%”, confirmou, em nota, o coordenador da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), José Alves Freitas Neto. “O dado nos surpreende pelo contexto em que vivemos, o contexto da pandemia”, frisou.

Para o professor, a diminuição do índice de abstenção está relacionada à confiança dos estudantes na universidade e nos protocolos de segurança adotados para a realização do exame. José Alves frisou que “os estudantes valorizam e reconhecem a prova da Unicamp como sendo uma prova em que se veem representados, seja pela linguagem contemporânea, seja por sua linguagem próxima dos repertórios de diversos estudantes de diversos grupos sociais”, disse.

Último dia da segunda fase

Neste ano, a Unicamp oferece 3.237 vagas em 69 cursos de graduação. Os candidatos ainda realizam, nesta terça-feira (9), o último dia da segunda fase do vestibular. A prova contará com quesitos de matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, comuns para todos os candidatos, assim como questões de conhecimentos específicos que variam conforme a área do curso escolhida.

Candidatos da área de Ciências Biológicas/Saúde resolverão seis questões de biologia e seis de química; os estudantes da área de Ciências Exatas/Tecnológicas responderão seis alternativas de física e seis de química; Já os vestibulandos da área de Ciências Humanas/Artes farão seis questões de geografia e seis de história, englobando conteúdos de filosofia e sociologia.

As provas de habilidades específicas para os cursos de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais e dança, serão feitas nos dias 11 e 12 de fevereiro de 2021, em Campinas. A primeira chamada será divulgada dia 10 de março. Confira as demais datas e outras informações através do site da Comvest.

COMENTÁRIOS dos leitores