Empreendedores negros sofrem mais impactos na pandemia

Constatação foi feita em uma pesquisa do Sebrae em parceria com a FGV

por Nathan Santos ter, 30/03/2021 - 20:18
Pixabay Crise tem provocado queda no faturamento das empresas Pixabay

Uma pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) revelou que os empreendedores negros foram mais impactos pela crise da pandemia da Covid-19. Promovido em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) na última semana de fevereiro deste ano, o estudo indicou que uma maior proporção de negócios liderados por negros sofreu redução no faturamento mensal.

De acordo com a pesquisa, houve queda no faturamento para 81% dos negros que comandam empresas, enquanto no público geral o percentual foi de 79%. No total, 6,2 mil empreendedores foram entrevistados no levantamento.

Também foi constatado um nível maior de inadimplência entre empresários negros, assim como dificuldade para conseguir crédito. Segundo a pesquisa, enquanto a média geral de empréstimos realizados com sucesso foi de 39%, entre os negros o índice caiu para 33%.

“Um levantamento semelhante, realizado no final de setembro do ano passado, havia identificado que 76% dos empresários negros haviam registrado diminuição do faturamento contra 73% dos empreendedores brancos. Quanto ao nível de inadimplência, a comparação entre as duas pesquisas (de 2020 e 2021) mostra que houve um aumento do nível de inadimplência para os dois grupos de empresários, porém com uma situação pior para os negros. A pesquisa de 2020 havia identificado que 36% dos empresários negros tinham dívidas em atraso, enquanto entre os brancos o percentual era de 27%. Quanto ao acesso a crédito a situação era igualmente desvantajosa para negros em setembro de 2020, quando 12% deles conseguiram crédito contra 18% dos empresários brancos”, informou o Sebrae.

Com informações da Agência Sebrae de Notícias

COMENTÁRIOS dos leitores