Planetário do Pará lança o II Concurso Ciência e Arte
Inscrição gratuita pode ser feita até o dia 23 de abril, pela internet. O tema é "Olhando os céus da Amazônia".
O Centro de Ciências e Planetário da Universidade do Estado do Pará (Uepa) está com as inscrições abertas para o segundo Concurso de Desenho e Astrofotografia Ciência e Arte. O tema escolhido para esta edição é "Olhando os céus da Amazônia".
O concurso visa promover e divulgar o interesse pela astronomia, com foco para a Amazônia e seus impactos, efeitos e possibilidades do ponto de vista da arte, da crítica e do meio ambiente. A inscrição é gratuita e pode ser feita até às 18 horas do dia 23 de abril, pelo site do CCPPA, onde também está disponibilizado o edital.
O concurso está dividido em duas modalidades: desenho e astrofotografia. Candidatos podem participar nas categorias "Infantil", crianças de 4 até 12 anos; "Jovens", de 13 aos 17 anos; e "Adultos", de 18 anos em diante.
Para a assessora pedagógica do CCPPA e coordenadora do projeto Ciência e Arte, Dina Carla Bandeira, o concurso surge como uma iniciativa educativa planejada pela equipe de técnicos e docentes do Planetário nesse período de pandemia. “A I edição surgiu em junho de 2020, em plena pandemia da covid-19. Foi uma forma de se reinventar no cenário e aproveitar os recursos tecnológicos, já que se faz necessário o distanciamento social para fins de preservação da vida”, disse a coordenadora.
Segundo a coordenadora, o concurso é uma oportunidade de promover e divulgar o interesse pela astronomia, com olhar para o contexto amazônico e seus impactos. “É interagir em um novo formato digital com a sociedade paraense, reconhecendo o potencial do público participante no concurso para a arte e criatividade por meio de desenhos e fotografias”, avaliou Dina Bandeira.
O concurso tem parceria com o Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), o Campus I da Uepa. Para a doutora em Música e chefe do Departamento de Arte (Dart) do CCSE, Jorgete Lago, o concurso é importante para ampliar e desenvolver o conhecimento artístico, principalmente na Amazônia.
“Para o Departamento de Arte, a realização do concurso demonstra a intenção em realizar ações em conjunto com as várias áreas do conhecimento, inclusive a arte. E, para o contexto amazônico, uma forma de apresentar suas formas de ver e se relacionar com o meio ambiente natural, social e cultural onde vivem, por meio das fotografias e desenhos sobre o céu e a paisagem amazônica", concluiu Jorgete Lago.
Por Sandy Brito.