Professores mantêm greve contras aulas presenciais em PE

Estado, por sua vez, diz que 'segue com seu planejamento de retomada das aulas presenciais'

por Nathan Santos ter, 27/04/2021 - 18:46
Divulgação/Sintepe Sinte cobra vacinação contra Covid-19 para os profissionais de educação Divulgação/Sintepe

Nesta terça-feira (27), após assembleia virtual, professores das escolas estaduais decidiram manter a greve que protesta contra o retorno às aulas presenciais. Liderados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), os docentes não aceitam voltar às atividades nas unidades de ensino sob o risco de contaminação da Covid-19.

Deflagrada no dia 19 deste mês, a paralisação, batizada de “Greve pela Vida”, foi considerada ilegal pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). “O Poder Executivo encerra o diálogo com os trabalhadores em educação, ao mesmo tempo em que nos quer em atividades presenciais, expostos ao coronavírus no pior momento da pandemia. O Governo do Estado se fia em ação judicial com multa de R$ 300 mil por dia, o que significa, ao mesmo tempo, negar-se a buscar uma resolução entre os principais atores do processo - trabalhadores em educação e seus empregadores, o governo -, e asfixiar o movimento Sindical com a imposição de multas financeiras exorbitantes para calar nossas bocas!”, informou a entidade sindical.

O Sintepe ainda comunicou que recorreu da decisão do TJPE junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), por meio de Reclamação Constitucional. O representante dos professores alegou que a decisão do judiciário pernambucano contraria o “sagrado direito de greve”. O grupo aguarda o resultado da reclamação.

O LeiaJá solicitou à Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE) um posicionamento sobre a greve dos professores. Confira:

Diante da decisão do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), que considera a greve do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), deflagrada no dia 19 de abril, ilegal, a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE) segue com seu planejamento de retomada das aulas presenciais em sua rede estadual.

Ressaltamos que o retorno das atividades presenciais nas escolas no modelo híbrido vem ocorrendo desde o dia 19 de abril, de forma controlada, escalonada e obedecendo todos os protocolos de segurança.

Lembramos que nessa segunda-feira (26) aconteceu o retorno às aulas presenciais dos estudantes do 2º Ano do Ensino Médio e do Fundamental Anos Finais (8º e 9º anos). Antes, já haviam voltado os estudantes do 3º Ano do Ensino Médio, do Fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º ano), e da Educação Infantil.

O calendário de retorno seguirá no próximo dia 03 de maio com os estudantes do 1º Ano do Ensino Médio e do Fundamental Anos Finais - 7º e 6º ano.

Ressaltamos que todas as escolas da Rede Estadual foram preparadas desde o ano passado atendendo a todos os critérios estabelecidos no Protocolo Setorial o que inclui a instalação de lavatórios, de dispenser de álcool em gel, comunicação dos protocolos e arrumação das salas obedecendo ao distanciamento social. Neste sentido, seguiremos atuando na busca por uma retomada segura. Por fim, reforçamos que a decisão sobre a retomada ou não dos estudantes as salas de aula é dos pais, responsáveis e do próprio estudante. As aulas remotas seguirão sendo ofertas na plataforma do Educa-PE.

COMENTÁRIOS dos leitores