MEC diz, novamente, que não confirmou datas do Enem
'Tentar antecipar a divulgação da data de realização do exame com base em documentos preparatórios é desinformar a população', destacou a pasta em nota
Depois que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) negou, nessa quinta-feira (13), um provável adiamento para 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), reportagem do jornal ‘O Globo’ revelou possíveis despachos internos da autarquia que indicavam aplicação da prova nos dias 16 e 23 de janeiro do próximo ano. Segundo a reportagem, os documentos teriam sido repassados a diretores do Instituto no dia 3 de maio. Entretanto, o Ministério da Educação (MEC) argumentou, mais uma vez, que o cronograma do Exame ainda não foi definido.
Em nota de esclarecimento publicada nessa quinta-feira e atualizada às 20h32, o MEC reiterou que está engajado para realizar o Enem 2021 ainda neste ano. Sobre os despachos internos, a pasta rebateu: “Tentar antecipar a divulgação da data de realização do exame com base em documentos preparatórios é desinformar a população".
“Não há, ainda, confirmação sobre a data de realização das etapas, com exceção do período para solicitação de isenção e justificativa de ausência. Esta fase está prevista em edital publicado separadamente, para facilitar a compreensão das regras específicas de gratuidade e evitar que haja problemas na homologação da inscrição dos interessados em realizar as provas”, acrescentou o Ministério.
A única definição sobre a prova indica que, na próxima segunda-feira (17), começará o período para pedido de isenção da taxa de inscrição. O procedimento deverá ser feito por meio do site do Enem.