Enem: 166 elaboradores de itens passam por qualificação

Formação foi realizada de maneira remota

por Nathan Santos ter, 18/05/2021 - 14:46

A primeira capacitação de 2021 de elaboradores e revisores de itens do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi concluída nessa segunda-feira (17), de maneira remota. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 166 professores participaram da atividade a distância, sendo submetidos a 40 horas de aula.

Os novos colaboradores integrarão o Banco de Colaboradores do Banco Nacional de Itens (BC-BNI). De acordo com o Inep, eles atuarão na elaboração e revisão pedagógica das questões do Enem dos próximos anos; todos os docentes são classificados da chamada pública referente ao edital de número 69, de 17 de setembro de 2020.

O Inep destaca que as provas do Enem 2021 serão feitas com itens que já existem no BNI. Sendo assim, conforme a autarquia, os professores qualificados ontem só farão quesitos para as próximas edições do Exame.

“Durante o treinamento, os participantes conheceram as normas e os procedimentos técnicos exigidos para desenvolver o trabalho. Nesse sentido, a capacitação tratou de temas referentes às avaliações educacionais da educação básica, como o desenvolvimento de instrumentos e medidas, matrizes de referência, características e funções de um item, além de abordar aspectos sobre a elaboração das questões, incluindo a qualidade delas. Os colaboradores credenciados são responsáveis por desenvolver itens de áreas abordadas no Enem: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias”, detalhou o Inep.

A segunda turma de elaboradores e revisores terá formação a distância no dia 7 de junho. A previsão é que o treinamento seja finalizado no dia 25 de julho.

COMENTÁRIOS dos leitores