Projeto incentiva o estudo de geociências nas escolas

Oficinas pedagógicas organizadas pela UNAMA - Universidade da Amazônia, em Belém, levam conhecimento científico para alunos dos ensinos fundamental e médio

sex, 21/05/2021 - 16:13

Embed:

Falar de ciência com linguagem acessível. Esse é um dos objetivos do Projeto Clube de Geociências - Oficinas Pedagógicas, extensão dos cursos de Geologia, Biologia e Engenharia Ambiental da UNAMA - Universidade da Amazônia. A iniciativa envolve alunos de ensinos fundamental e médio. 

O Clube de Geociências surgiu da necessidade de associar os discentes da universidade às atividades de extensão, com o intuito de promover a vivência da metodologia científica com linguagem acessível, contou a professora Luísa Barros, mestra em Geologia, coordenadora do projeto e do curso de Geologia da UNAMA.

Luísa disse que o projeto significa um verdadeiro “colocar a mão na massa”, para que os conhecimentos adquiridos em sala de aula não fiquem apenas na teoria. Para a instituição, assinalou a professora, a importância está na formação de profissionais criativos que possam resolver problemas e construir uma sociedade mais justa e democrática.

Os alunos do Clube de Geociências são graduandos dos cursos que compõem a coordenação do projeto (Licenciatura em Biologia, bacharelado em Engenharia Ambiental e Geologia), sob a supervisão de um professor. Serão ofertadas oficinas experimentais itinerantes com foco nos alunos de ensinos fundamental e médio, faixa etária entre 12 e 18 anos, das escolas de Belém (PA).

O projeto visa à formação dos graduandos para o ensino de ciências através da aplicação das oficinas nas escolas, além de despertar o interesse dos jovens para a metodologia científica. “A ciência da Terra não é disciplina curricular da educação básica no Brasil, mas está inserida nos conteúdos das disciplinas de Ciências, Biologia e Geografia”, observa a geóloga. Segundo ela, o estudo desperta a curiosidade a respeito do mundo, tornando-se um estímulo para os alunos.

A escola que se interessar em participar do projeto pode se inscrever aqui e a equipe entrará em contato. A seleção considera o nível de conhecimento dos alunos e uma verificação sanitária para a execução da oficina.

Da Redação do LeiaJá (com apuração de Alessandra Nascimento).

COMENTÁRIOS dos leitores