Escolas públicas aumentaram a taxa de aprovação em 2020

Dados do Censo Escolar 2020 apontam que no ensino fundamental, por exemplo, a taxa de aprovação chegou a 98,9%

por Camilla de Assis sex, 04/06/2021 - 17:31
Freepik Pesquisa releva também que taxa de reprovação diminuiu Freepik

As escolas públicas brasileiras aprovaram, em 2020, mais estudantes do que a taxa anual de rendimento dos alunos entre 2010 e 2019. O dado faz parte da segunda etapa do Censo Escolar do ano passado, a Situação Aluno, divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O levantamento ainda revela que 42,8% das escolas ajustaram a data do término do ano letivo e outros 54,3% não realizaram aulas ao vivo (síncronas) mediadas pela internet e com possibilidade de interação direta entre os estudantes e o professor. Além disso, 89,5% das instituições de educação básica não retornaram às atividades presenciais no ano letivo de 2020.

A taxa de aprovação elevada faz parte da recomendação do Conselho Nacional de Educação (CNE) e de organismos internacionais, como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para que as redes de ensino e as escolas adequassem os critérios de avaliação dos alunos considerando os objetivos de aprendizagem efetivamente cumpridos e minimizando, assim, a retenção e o abandono escolar.

Com isso, o CNE criou um ciclo "contínuo curricular" para conciliar anos curriculares subsequentes. Essa medida tem influencia no fato de que estimou-se que as escolas não conseguiriam passar todo o conteúdo para os estudantes em tempo hábil, visto a questão da pandemia. Assim, elas tiveram dois anos para para cumprir os objetivos de aprendizagem.

“Com a implantação dessa estratégia, muitas escolas transferiram para 2021 o desafio de cumprir, na integralidade, os objetivos de aprendizagem propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os estabelecimentos de ensino não retiveram os estudantes, em vista de todas as dificuldades, e atribuíram, ao ano de 2021, a conclusão desses objetivos. Portanto, 2021 será um ano particularmente importante no cumprimento dessa tarefa”, analisa o diretor de Estatísticas Educacionais do Inep, Carlos Eduardo Moreno Sampaio, segundo o Inep.

Taxas de aprovação

Em 2019, as taxas de aprovação nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), na rede pública, foi de 94,3%. Já em 2020, esse percentual chegou a 98,9%. Segundo o Inep, o aumento só é menor do que o crescimento de 5,5%, registrado na década 2010-2019.

Nas escolas particulares, por outro lado, houve uma ligeira queda nas aprovações no mesmo ano escolar. O indicador caiu de 98,8% para 96,5%, entre 2019 e 2020. Apesar dessa baixa no percentual de aprovados, a rede privada também apresentou queda na reprovação, entre 2019 e 2020. "O índice foi de 1%, em 2019, para 0,7%, em 2020. Isso pode ser compreendido pela elevação da taxa de abandono, nesses anos da etapa. O percentual subiu consideravelmente de 0,2% para 2,8%", explica o Inep.

Ainda segundo o Inep, asa aprovações dos anos finais do ensino fundamental aumentaram em todas as esferas administrativas, com variação de 95% a 99%. A rede municipal teve maior aumento, com uma diferença de 87% para 98% entre 2019 e 2020. 

As taxas de reprovação foram de até 1% em todas as redes, com destaque para a municipal. Houve, ainda, uma queda nas taxas de abandono — exceto da rede privada, que apresentou um crescimento aproximado de 1%.

No ensino médio, ainda de acordo com o Inep, houve um aumento significativo em todas as esferas administrativas, exceto na federal, onde o percentual de aprovados praticamente se manteve estável. A rede estadual, que abrange a maioria das matrículas do ensino médio, teve um crescimento de aproximadamente 10% na taxa de aprovação e queda de cerca de 7% na reprovação.

"Foi registrada uma queda de 3% no número de alunos que abandonaram a escola no ensino médio. A rede privada apresentou crescimento no índice de aprovados e redução na taxa de reprovação. Nas escolas particulares, o crescimento da taxa de abandono foi baixo e permaneceu estável", finalizou o Inep. O levantamento completo com todos os dados será divulgado no próximo dia 8 de julho.

COMENTÁRIOS dos leitores