MEC lança programa de implementação do novo ensino médio

A pasta busca atender 15 mil instituições de ensino

por Rachel Andrade sex, 17/09/2021 - 18:17
Marcello Camargo/Agência Brasil Sede do Ministério da Educação, em Brasília Marcello Camargo/Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) lançou, nesta sexta-feira (17), o Programa Itinerários Formativos, que faz parte das ações referentes à implementação do novo ensino médio no currículo nacional. A iniciativa atenderá 15 mil instituições de ensino.

O programa visa apoiar técnica e financeiramente as escolas de ensino médio, integrar com as instituições de ensino superior, setor produtivo, escolas e secretarias de educação, além de monitorar e avaliar a implementação do novo modelo. O novo ensino médio entrará em vigor a partir de 2022, com aumento da carga horária, mudança na oferta de disciplinas, entre outras modificações no currículo.

A adesão ao programa será feita pelas Secretarias de Estado de Educação (SEE), por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (SIMEC). O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) interativo fará a confirmação de participação das unidades escolares no programa.

O evento de lançamento foi transmitido pelo canal do MEC no YouTube, com a participação do ministro da Educação Milton Ribeiro, de secretários de Educação, e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Confira os eixos do Programa Itinerários Formativos, de acordo com a pasta:

- O Apoio Técnico e Financeiro às Escolas prevê adesão e seleção de escolas pelas secretarias e repasse de recursos via Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) para elaboração e execução de Propostas de Implantação de Itinerários Formativos.

- O Apoio à Implementação das Escolas Modelo visa promover modelos de oferta do Novo Ensino Médio e a ação tem foco na articulação entre escolas, secretarias de educação, Instituições Públicas de Ensino Superior (Universidades Federais e Estaduais), Rede Federal de Educação Tecnológica (Institutos Federais) e setores produtivos estratégicos, e destinará recursos às escolas e às Instituições Públicas de Ensino Superior.

- A Integração das Redes tem por finalidade fortalecer as estratégias de aprendizagem ampliando as possibilidades de oferta de diferentes itinerários e unidades curriculares, a partir do estabelecimento de parcerias entre as escolas das redes públicas estaduais e as Instituições Públicas de Ensino Superior (Universidades Federais e Estaduais) e a Rede Federal de Educação Tecnológica (Institutos Federais).

- O Monitoramento e Avaliação irá realizar estudos e avaliações junto às redes de ensino para avaliar a implementação do Novo Ensino Médio, bem como identificar e disseminar boas práticas.

COMENTÁRIOS dos leitores