Escolas de PE passam a funcionar sem distanciamento mínimo

A parir de terça-feira, as instituições de ensino de Pernambuco passam a seguir um novo protocolo

por Elaine Guimarães qui, 11/11/2021 - 18:48
Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo Escolas vão funcionar com 100% da capacidade Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo

O secretário de Educação e Esportes, Marcelo Barros, anunciou que as instituições de ensino de Pernambuco estão liberadas para funcionarem sem distanciamento mínimo de um metro, entre estudantes nas salas de aula. Também foi extinto o rodízio, ou seja, as escolas passam a funcionar com 100% da capacidade.

Ao lado do secretário estadual de Saúde, André Longo, e o de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes, Barros explicou a decisão. "Desde agosto de 2021, nossa rede vem trabalhando no formato híbrido e respeitando, entre outros protocolos, o distanciamento mínimo de um metro entre as carteiras escolares. Desde então, como o secretário André Longo colocou, nós temos observado que os números de casos de Covid-19 estão reduzindo e que a vacina tem avançado em todo o Estado", disse.

Na ocasião, Marcelo Barros afirmou que, praticamente, 100% dos profissionais da educação já receberam as duas doses da vacina contra o novo coronavírus.  Além disso, segundo o secretário de Educação, "o ritmo da vacinação dos jovens também está aumanetando". De acordo com ele, cerca de 60% público [12 a 17 anos] já tomaram a primeira dose do imunizante.

O responsável estadual pela pasta ressaltou a ação, promovida pelo Governo de Pernambuco, de vacinação dentro das escolas. Com isso, espera-se que, até o final deste mês, todos os jovens, de 12 a 17 anos, esteja vacinados. Todos esses datos são analisados diariamente e dão mais segurança para avançar nos protocolos. Por isso, o comitê dicidiu que, a partir da próxima terça-feira (16), teremos um novo protocolo setorial de educação". A decisão vale para as escolas municipais, estaduais e privadas. 

"Assim, as salas de atual poderão voltar ao seu padrão usual. Desta forma, os rodízios de estudantes serão eliminados e nós poderemos receber 100% dos alunos em sala de aula", informou o secretário. Entretanto, o ensino híbrido ainda será oferecido por meio da plataforma 'Educa PE'. 

COMENTÁRIOS dos leitores