Universidade de Cambridge inaugura estátua de Paulo freire

A universidade inglesa se tornou a primeira instituição fora do Brasil a instalar uma escultura do educador brasileiro

por Jameson Ramos sex, 26/11/2021 - 17:34
Divulgação Estátua de Paulo Freire Divulgação

A Universidade de Cambridge, na Inglaterra, inaugurou um busto de bronze em homenagem a Paulo Freire, considerado o patrono da educação brasileira. Sendo assim, a universidade inglesa se tornou a primeira instituição fora do Brasil a instalar uma escultura do educador brasileiro.

"Um gigante do pensamento educacional, cujas ideias estão sob ataque do governo do país", declarou a Universidade de Cambridge. A instituição reforça que a "Pedagogia do Oprimido", uma das obras de Freire, tornou-se um modelo para reformas educacionais internacionais da década de 70 e ainda é um dos textos de ciências sociais mais citados no mundo.

No texto sobre a homenagem ao educador, a instituição inglesa aponta que as ideias de Paulo enfatizam o ensino do pensamento crítico nas escolas para que os cidadãos pudessem desafiar as formas não democráticas de poder.

No entanto, a Universidade de Cambridge lembra que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) prometeu purgar a filosofia freiriana do sistema educacional brasileiro.

"O busto de bronze com a imagem de Freire é um presente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e foi arrumado por um grupo de estudantes latino-americanos. É de uma série limitada encomendada para exibição em escolas administradas pelo MST como parte de uma iniciativa mais ampla para proteger o legado de Freire", pontua a instituição.

COMENTÁRIOS dos leitores