LeiaJá lança podcast 'Pequenos negócios, grande história'

Projeto explica como os pequenos empreendimentos tornaram-se, ao longo da história, a força da economia nacional

qua, 29/06/2022 - 23:05
José Fernando/LeiaJáImagens Conteúdos em áudio trazem histórias de empreendedores brasileiros José Fernando/LeiaJáImagens

No Brasil, 99% das empresas são pequenos negócios. Esses empreendimentos são responsáveis por 30% do Produto Interno Bruto (PIB) do País, assim como geraram, em 2021, 70% de todos os empregos.

Os dados divulgados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) destacam a força e a relevância dos pequenos negócios brasileiros para a economia do País. São empreendimentos liderados por trabalhadores aguerridos, que ao longo da história, mesmo diante de sérias crises, batalharam para conduzir as suas empresas, garantindo o sustento de suas famílias e da economia nacional.

A partir desse mote, o LeiaJá publica, nesta quarta-feira (29), um novo projeto especial, o podcast “Pequenos negócios, grande história”, comandado pelos jornalistas Nathan Santos e Camilla de Assis; a edição técnica é de Caio Lima.

Em seis episódios, o podcast aborda a evolução histórica dos pequenos negócios brasileiros, partindo do período colonial ao contexto de pós-pandemia da Covid-19. Os conteúdos jornalísticos explicam como eles tornaram-se os pilares econômicos da nação. Ouça a seguir:

A história dos pequenos negócios: dos primórdios ao atual cenário, entenda como tornaram-se pilares da economia

Na fuga à crise, empreender por necessidade é a saída de milhões de brasileiros

Covid-19, crise e resiliência empreendedora

Empreender por oportunidade: o cenário ideal para o universo empreendedor

Sebrae: 5 décadas de bons negócios

Pós-pandemia e o futuro dos pequenos negócios no Brasil

COMENTÁRIOS dos leitores