PE: curso pré-militar ensina alunos a 'matar' e 'destruir'

Imagens gravadas no sábado, 24, mostram treinamento aberto nas ruas do Recife

por Vitória Silva qui, 29/09/2022 - 10:43
Reprodução/Instagram/Jornalistas Livres Treinamento na Unibe no último sábado, 24 de setembro Reprodução/Instagram/Jornalistas Livres

Circulam nas redes sociais imagens de alunos de uma escola pré-militar do Recife, gravadas no último sábado (24), no qual os jovens são vistos repetindo palavras de ordem ditadas por um professor da instituição. O teor violento e antidemocrático do canto chamou a atenção de quem passava por perto e pessoas foram vistas fazendo o registro do momento. Pelo vídeo, é possível notar que o grupo estava em treino na Rua da Imperatriz, no Centro ca capital pernambucana.

A escola foi identificada como Unibe-Asprem, uma instituição privada e de foco preparatório para a carreira militar. Com unidades em todas as regiões do País, a única localizada em Pernambuco fica na capital, também na Rua da Imperatriz. As outras duas unidades no Nordeste estão em Maceió-AL e São Luís-MA.

Embed:
 

O vídeo foi publicado com exclusividade pelo site Jornalistas Livres e enviado por uma pessoa anônima. Nele, podem ser ouvidas mensagens como "Eu causarei destruição, matarei pela cidade. Seja aleijado ou criança, menininho ou mulher".  

No site da escola, lê-se que se trata de “Preparatório Militar focado no desenvolvimento do aluno em todas as frentes importantes para aprovação”. Esses estudantes recebem treinamento intensivo para fazer as provas militares, e assim entrar na carreira militar. Acampamentos “preparados para mostrar aos nossos alunos o desafio e a glória de ser um militar”, treinamento físico e “apoio psicológico” são oferecidos.

O LeiaJá tentou entrar em contato com a Unibe-Asprem, que disponibiliza contatos por telefone e WhatsApp em seus canais de comunicação, mas as tentativas foram sem sucesso até o momento da publicação.

COMENTÁRIOS dos leitores